21 de novembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Para não fazer coisas ruins, é preciso ir contracorrente, diz papa Francisco a crianças

Encontro do papa Francisco com as crianças e jovens em Verona | Daniel Ibáñez / ACI Prensa

Em uma atmosfera alegre e confiante, o papa Francisco respondeu às perguntas de várias crianças durante um breve encontro na praça ao lado da basílica de São Zenão, em Verona, Itália, onde está fazendo sua segunda viagem apostólica de 2024 no país.

Diante de uma multidão de crianças, o papa Francisco respondeu a três perguntas feitas por três representantes dos pequenos fiéis.

Para a pergunta sobre como manter a fé em tempos de dificuldade, o papa Francisco disse que “para não fazer coisas ruins, é preciso ir contracorrente, fazer o que talvez muitos não fazem. Como podem fazer para ir contracorrente? Não tenham medo de ir contracorrente se quiserem fazer uma coisa boa. Temos que ter medo? ‘Não’”.

“Quando Jesus fala, ele nos faz sentir bem”

O papa Francisco também falou sobre o modo como se pode ouvir o chamado de Jesus, outra das preocupações levantadas.

Ele traçou um paralelo entre o bem-estar que as crianças sentem quando estão com seus pais ou fazem boas ações, e aquele que é percebido quando Deus chama o coração de cada pessoa.

“Quando você está com o papai, com a mamãe, com os avós, você se sente bem?”, perguntou o papa às crianças, que responderam “sim”. Francisco acrescentou o motivo: “sente que tem amor: o amor do papai, da mamãe, do vovô, da vovó. Quando você faz uma boa ação, por exemplo, se tiver dois doces (um), dê um para o outro, ou se vir uma pessoa necessitada e lhe der uma esmola, você se sente bem?”.

Francisco mudou o sentido da pergunta: “E quando você, por exemplo, conta uma mentira, você se sente bem?”, ao que eles responderam “não”. O papa continuou explicando: “Quando Jesus fala - ouçam bem isso - quando Jesus fala, ele nos faz sentir bem, nos faz sentir alegria em nossos corações. E assim somos capazes de ouvir o chamado de Jesus”.

“Se o diabo vem lhes dizer alguma coisa, como vocês se sentem?”, perguntou novamente, ao que os jovens responderam: “mal”. O papa reiterou: “Quando Jesus vem, nós nos sentimos bem”.

As crianças também perguntaram sobre como podem ser agentes da paz em seu ambiente.

O papa Francisco enquadrou sua resposta citando alguns dos conflitos que afligem a humanidade hoje: “Vocês sabem que o mundo está em guerra, há muitas guerras: Ucrânia, Terra Santa, África, Mianmar”. E perguntou novamente: “E Jesus, ele prega a guerra ou a paz?”. As crianças responderam “paz”. E o papa desafiou novamente os presentes: “Se você brigar com seu companheiro, seu colega de escola, você será um sinal de paz?”, ao que eles responderam “não”.

“Devemos ser um sinal de paz", disse o papa.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar