16 de setembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Papa Francisco fará pausa de oito semanas na agenda litúrgica

Papa Francisco saúda peregrinos em audiência geral ontem (5) na praça de São Pedro, no Vaticano. | Elizabeth Alva/EWTN

O papa Francisco está desacelerando um pouco sua agenda litúrgica no período em que é verão na Itália, enquanto se prepara para participar da viagem internacional mais longa de seu pontificado, em setembro.


O papa, de 87 anos, não tem missas públicas em sua agenda por oito semanas em julho e agosto, segundo a agenda oficial do mestre de cerimônias litúrgicas papais publicada nesta semana.


O calendário atual do papa prevê que ele faça uma pausa nas liturgias públicas de 8 de julho a 1º de setembro. Antes disso, ele deve celebrar pelo menos três eventos de sua agenda litúrgica.


Ao longo de seu pontificado, o papa Francisco optou por uma agenda de verão mais movimentada do que seus antecessores, fazendo viagens internacionais, criando novos cardeais, estabelecendo novas celebrações da Igreja e renunciando ao tradicional retiro de verão na residência papal em Castel Gandolfo.


No entanto, Francisco manteve a tradição de tirar o mês de julho de suas audiências públicas (com exceção do ângelus dominical), algo que nos últimos anos lhe deu a chance de se recuperar de cirurgias médicas em junho de 2023 e julho de 2021.


O papa Francisco ainda não fez nenhuma viagem internacional até agora em 2024, mas tem duas em sua agenda no outono - incluindo uma ambiciosa turnê de duas semanas pelo sudeste asiático e Oceania, com paradas na Indonésia, Papua Nova Guiné, Timor-Leste e Singapura.


Agenda de verão do papa Francisco


O papa Francisco vai celebrar a missa pela solenidade de são Pedro e são Paulo, copadroeiros da cidade de Roma, na basílica de São Pedro, em 29 de junho, durante a qual vai abençoar os tradicionais pálios, ou estolas de lã, dados aos novos arcebispos metropolitanos instalados no último ano.


Em 1º de julho, o papa vai convocar um consistório de cardeais sobre a próxima canonização de novos santos. Segundo o dicastério para as Causas dos Santos, as canonizações a serem discutidas incluem a de Carlo Acutis, Giuseppe Allamano, Marie-Léonie Paradis e Elena Guerra, bem como os "Mártires de Damasco" mortos por ódio à fé em 1860.


A Santa Sé anunciou que o papa também fará outra visita pastoral na Itália antes de fazer uma pausa nas viagens. Francisco vai viajar para a cidade de Trieste, no norte da Itália, para uma viagem de um dia em 7 de julho.


O papa também deve participar da cúpula do G7 em junho para falar sobre a ética da inteligência artificial, embora a Santa Sé não tenha divulgado detalhes sobre a natureza da participação do papa no evento, que deve acontecer na região da Puglia, no sul da Itália, de 13 a 15 de junho.


O papa Francisco não fará suas habituais audiências de quarta-feira na praça de São Pedro durante todo o mês de julho, mas os visitantes de Roma que esperam ter um vislumbre do papa ainda poderão vê-lo todos os domingos, ao meio-dia, quando ele aparece na janela do Palácio Apostólico para a oração do Ângelus.


As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar