5 de dezembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

A abertura do túmulo de Santo Antônio e a 'festa da língua'

Relicários de ouro contendo o queixo e a língua de santo Antônio na basílica de santo Antônio de Pádua, Itália. | Richard Mortel/CC BY 2.0 via Flickr

 Santo Antônio de Pádua é um dos santos mais famosos da Igreja, em parte por sua ligação com são Francisco de Assis e também porque é popularmente invocado como o padroeiro dos itens perdidos.

A festa de santo Antônio é celebrada hoje (13). Mas há também outro dia importante do ano em que o santo é celebrado em Pádua: 18 de fevereiro, o dia em que sua língua foi removida.

Felizmente, isso ocorreu depois da morte do santo, durante a primeira de duas exumações no ano de 1263, três décadas depois de sua morte.

O padre Mario Conte, OFM Conv, um dos 50 frades que da basílica de Santo Antônio, em Pádua, disse à CNA, agência em inglês do grupo EWTN, a que pertence ACI Digital, em 2022, que, quando o túmulo foi aberto há vários anos, foi encontrado algo "realmente excepcional", a mandíbula e a língua de santo Antônio pareciam estar incorruptas.

Segundo a tradição católica, os santos que são milagrosamente preservados da decomposição dão testemunho da verdade da ressurreição do corpo e da vida eterna no céu que está por vir.

"Todo o corpo tinha ido para cinzas e ossos basicamente, exceto o aparelho vocal, que ainda estava molhado e macio", disse Conte.

"Então eles pegaram essas partes, a língua e a mandíbula, e as colocaram em alguns relicários. E se você for à basílica de Santo Antônio, há uma capela dedicada às relíquias de santo Antônio e você as verá naquela capela particular", disse.

A Igreja Católica tem uma longa tradição de dar honra às relíquias, que são objetos que têm uma associação direta com os santos ou com o próprio Cristo. As relíquias não são adoradas, mas honradas – "veneradas" – por causa do amor e da proximidade do santo com Deus. Aqueles que rezam com relíquias muitas vezes pedem a intercessão daquele santo.

A exumação de 1263 foi feita pelo então ministro geral dos franciscanos, são Boaventura, porque os franciscanos estavam transferindo o corpo do santo para uma igreja nova e maior. Conte disse que, quando Boaventura encontrou a língua, disse: "'Isso é realmente um milagre. Deus quer que saibamos que santo Antônio foi realmente o mensageiro do amor de Deus".

Atualmente, o dia em que a língua de santo Antônio foi encontrada é celebrado com missas na basílica que leva seu nome em Pádua, norte da Itália.

O túmulo de santo Antônio não voltaria a ser aberto por mais de 700 anos — entre janeiro e fevereiro de 1981. Conte descreveu como foi estar presente na segunda abertura do túmulo de santo Antônio.

"Em 1981, decidimos abrir o túmulo de santo Antônio pela segunda vez... Eu era jovem na época", disse Conte à CNA em 2022.

"Foi quando descobrimos como o corpo de santo Antônio havia sido colocado dentro de um novo caixão por são Boaventura", continuou Conte. Segundo ele, relíquias adicionais do corpo deteriorado de santo Antônio – pedaços da carne do santo, mas não identificáveis – foram removidas na ocasião e colocadas em relicários.

Hoje, essas relíquias de santo Antônio viajam por todo o mundo, fazendo paradas em paróquias e dioceses onde grandes multidões costumam sair para venerá-las.

Quem foi santo Antônio?

Nascido em Lisboa, Portugal, em 1195, santo Antônio se mudou para Pádua, na Itália, depois de ingressar na ordem franciscana. Santo Antônio é conhecido não apenas por suas pregações eloquentes e repreensões frequentes aos hereges, mas também por seu cuidado amoroso com os pobres que encontrou.

Em 1224, são Francisco de Assis deu a Antônio permissão para ensinar teologia na ordem franciscana, o que ele fez em várias cidades francesas e italianas, enquanto seguia estritamente seus votos franciscanos e pregava regularmente ao povo. Depois, dedicou-se inteiramente ao trabalho de pregar como missionário na França, Itália e Espanha, ao ensinar um autêntico amor a Deus a muitas pessoas que haviam se afastado da fé e da moral católicas.

Conhecido por sua pregação ousada e estilo de vida austero, santo Antônio também tinha a reputação de fazer milagres. Morreu em 1231, em meio a problemas de saúde, aos 36 anos de idade.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar