Jun 14, 2024 / 11:18 am
Os padres Nuno Isidro Nunes Cordeiro e Alexandre Coutinho Lopes de Brito Palma foram nomeados hoje (14) bispos auxiliares do patriarcado de Lisboa, Portugal. Ambos são do clero do patriarcado de Lisboa e fazem parte da equipe formadora do Seminário Maior de Cristo-Rei dos Olivais.
O padre Nuno disse em mensagem de vídeo que “de modo nenhum”, aceita esta nomeação “como honra humana, mas inteiramente como dom para o serviço, tomando a cruz para o seguir”. Disse ainda que vai procurar “ser presença do amor de Deus para cada pessoa, em obediência ao mandato de Cristo”.
O padre Alexandre Palma disse “querer dar um testemunho alegre, descomplexado, atraente da nossa fé e, sobretudo, darmos as mãos com todos para construirmos uma sociedade mais justa, mostrando o valor público também da nossa fé cristã e da nossa existência como Igreja”.
O patriarca de Lisboa, dom Rui Valério, agradeceu ao papa Francisco pela nomeação de dois bispos auxiliares, o que, para ele, é sinal do “cuidado que permanentemente tem” com o patriarcado. “No rescaldo do entusiasmo que a Jornada Mundial da Juventude trouxe à nossa diocese, eis que ele designa dois trabalhadores para que, nesta vinha do Senhor, alcancemos a plenitude das medidas e dos critérios de Jesus Cristo”, disse.
A ordenação episcopal dos bispos auxiliares nomeados será no dia 21 de julho, às 16h, na igreja de Santa Maria de Belém, Mosteiro dos Jerônimos.
Padre Nuno Isidro Nunes Cordeiro
O bispo auxiliar nomeado Nuno Isidro Nunes Cordeiro nasceu em 8 de setembro de 1964, em União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, em Torres Vedras, Lisboa. Estudou Teologia na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa e Espiritualidade na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Foi ordenado padre em 1 de julho de 1990. Atualmente, é vigário-geral do patriarcado de Lisboa, desde 2011, diretor espiritual do Seminário dos Olivais desde 2017, além de membro nato do Conselho Presbiteral.
Padre Alexandre Coutinho Lopes de Brito Palma
O padre Alexandre Coutinho Lopes de Brito Palma nasceu a 11 de agosto de 1978 na Freguesia de São Jorge de Arroios, em Lisboa. Estudou Teologia na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa. É doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Foi ordenado padre em 2 de julho de 2006. É professor auxiliar e vice-diretor da Faculdade de Teologia. Desde 2012, é prefeito no Seminário dos Olivais e pertence ao Conselho Presbiteral por escolha do Patriarca de Lisboa. Em 31 de maio deste ano, foi nomeado presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar