16 de setembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Católicos lembram Oswaldo Payá: o amor a Cristo o levou a buscar a liberdade de Cuba

Oswaldo Payá Sardiñas, fundador do Movimento Cristão de Libertação de Cuba. | Movimiento Cristiano Liberación - Facebook

Todos os esforços de Oswaldo Payá para embarcar na busca da liberdade em Cuba foram motivados pela sua fé e amor a Cristo, disse o padre José Espino, reitor do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Caridade, também conhecida como Ermida da Caridade, em Miami, EUA, ao referir-se ao fundador do Movimento Cristão de Libertação de Cuba (MCL, na sigla em espanhol) durante missa em sua memória na segunda-feira (22)

Na segunda-feira (22), completaram-se doze anos da morte de Oswaldo Payá e do ativista Harold Cepero quando viajavam em um veículo no leste de Cuba para promover uma iniciativa de unificação da oposição pacífica. Ambos estavam acompanhados pelo espanhol Ángel Carromero e pelo sueco Aron Modig.

O argumento do regime comunista foi que o veículo dos dissidentes colidiu com uma árvore devido ao excesso de velocidade. No entanto, provas apresentadas pela família e pelo MCL sugerem que um carro do governo os atingiu para tirá-los da autoestrada.

Em 2013, a família de Payá e o MCL apresentaram uma petição à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) para a realização de uma investigação.

Em 12 de junho de 2023, o órgão da OEA publicou um relatório dizendo que existem “múltiplos elementos de prova relacionados à participação de agentes estatais na morte dos senhores Payá e Cepero”.

Na Ermida da Caridade, centro de encontro e devoção mariana da comunidade cubana nos EUA, o padre Espino refletiu sobre a vida de fé e dedicação de Oswaldo Payá para conduzir seu país no caminho da democracia.

“Sei que todos os esforços de Oswaldo foram motivados por sua fé. Foi diante do Santíssimo Sacramento que decidiu lançar-se a anunciar algo novo. Não só por ele, mas por nosso país”, disse o padre cubano aos fiéis e familiares presentes.

O reitor da Ermida da Caridade destacou que as promessas de Cristo “o impulsionaram a buscar o verdadeiro homem novo, que não é criado por uma sociedade ditatorial, mas pela liberdade dos filhos de Deus”.

Em 8 de setembro de 1988, Payá fundou o MCL com outros ativistas católicos, a partir do qual promoveu o Projeto Varela – em homenagem ao padre cubano Félix Varela – uma iniciativa para democratizar Cuba de forma pacífica.

O padre destacou que o legado de Oswaldo e Haroldo convida os cubanos a continuar sonhando, “mas também a fazer de um mundo novo uma realidade para todos”. O padre Espino também disse que o sacrifício de ambos “não foi em vão”.

“Convido-vos esta noite, sobretudo, a confiar que os nossos falecidos estão nas mãos de Deus, que o sacrifício nunca é em vão, que as promessas do Senhor se cumprirão”, disse o reitor, que também pediu para rezar por Cuba, mas em particular pela a Venezuela, “que se encontra num momento crítico das eleições presidenciais”, que serão realizadas no domingo (28).

“Ainda somos chamados a proclamar não só a possibilidade, mas a necessidade de um mundo novo. Um lugar onde não haja discriminação ou injustiça, onde haja total liberdade para todos os homens”, destacou o padre Espino diante dos fiéis cubanos.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar