Jul 25, 2024 / 15:56 pm
O papa Francisco convidou os fiéis a estabelecer uma aliança entre jovens e idosos em mensagem publicada ontem (24) em seu perfil oficial na rede social X. A aliança é necessária "para que a seiva de quem tem uma longa experiência de vida umedeça os rebentos de esperança de quem está crescendo", disse o papa. "Assim aprendemos a beleza da vida e construímos uma sociedade fraterna".
Esse convite foi feito também em julho do ano passado, durante a homilia de uma missa celebrada na basílica de São Pedro por ocasião do III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que será celebrado este ano no domingo (28).
Na ocasião, o papa destacou que os avós são como árvores frondosas, “sob as quais os filhos e os netos constroem os seus «ninhos», aprendem o clima de casa e experimentam a ternura dum abraço”.
Francisco também fez um convite semelhante antes do início da última Jornada Mundial da Juventude, realizada em Lisboa, Portugal, em agosto do ano passado.
O papa ressaltou “que os idosos entregam ao presente um passado necessário para construir o futuro." e pediu para honrá-los e não nos privarmos de sua companhia: "Não permitamos que sejam descartados", disse Francisco.
O papa Francisco exortou os jovens peregrinos da JMJ a visitarem seus avós e idosos antes do evento.
Da mesma forma, o papa destacou a importância do testemunho dos idosos transmitido aos jovens e crianças durante uma audiência geral centrada no tema “o Antigo dos dias” em agosto de 2022.
"O testemunho dos idosos une as idades da vida e as próprias dimensões do tempo: passado, presente e futuro, porque eles não são a memória, são o presente e também a promessa”, disse Francisco.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar