17 de dezembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Papa diz a acólitos que Jesus está com eles no 'ato de amor que é a Eucaristia'

Papa Francisco recebeu ontem (10) dezenas de milhares de acólitos na praça de São Pedro, no Vaticano. | Vatican Media

O papa Francisco celebrou ontem (30) uma liturgia com dezenas de milhares de acólitos reunidos na praça de São Pedro, no Vaticano, para uma audiência especial, dizendo-lhes que Jesus Cristo está sempre presente com eles na Eucaristia.

Seguindo a leitura do Evangelho de Mateus 14,22-36, que fala sobre o terror dos discípulos de Jesus durante a tempestade no mar da Galileia, o papa refletiu sobre como, com Jesus, também eles podem superar medos e dúvidas em meio às dificuldades da vida.

"Ao recebermos a Sagrada Comunhão, podemos experimentar que Jesus está, espiritual e fisicamente, ‘conosco’. Ele diz-te: “Eu estou contigo”, mas não o diz com palavras, di-lo naquele gesto, naquele ato de amor que é a Eucaristia", disse o papa aos participantes da XIII Peregrinação Internacional da Associação Internacional dos Acólitos 2024.

Mais de 50 mil peregrinos representando 88 dioceses de 20 países europeus vieram a Roma esta semana para participar do evento, que acontece de 29 de julho a 2 de agosto.

A Coetus Internationalis Ministrantium (CIM) organiza peregrinações a Roma desde 1961.

 

 

 

 

 

“E, na Comunhão, também tu podes dizer ao Senhor Jesus: “Eu estou contigo”, não com palavras, mas com o teu coração e o teu corpo, com o teu amor. Precisamente porque Ele está conosco, também nós podemos estar verdadeiramente com Ele”, disse o papa Francisco ontem (30) aos peregrinos. O papa referiu-se ao lema deste ano, "Contigo", baseado nas palavras de Isaías 41:10: “Não tenhas medo, pois estou contigo; Não te assustes, pois eu sou teu Deus. Eu te dou coragem, sim, eu te ajudo, eu te seguro com minha mão justiceira”

Francisco disse aos peregrinos que essa união com Jesus, e participar da missa, empodera cada um que serve e celebra no altar para viver seu maior mandamento a “amar uns aos outros como eu os amei” independentemente de diferenças em interesses, crenças ou raça.

“Se tu, acólito, como Maria, guardas no teu coração e na tua carne o mistério de Deus que está contigo, então és capaz de estar com os outros de uma maneira nova. Graças a Jesus, sempre e só graças a Ele, também tu podes dizer ao próximo ‘estou contigo’ ”, disse o papa.

As orações dos fiéis da missa foram lidas por representantes de diferentes países envolvidos na peregrinação. Ao todo, 88 dioceses em mais de 20 países participam este ano.

Apesar do calor romano e da alta umidade, o papa saudou e abençoou as dezenas de milhares de peregrinos de seu papamóvel antes e depois da liturgia.

A peregrinação normalmente é feita a cada três ou quatro anos, mas esta é a primeira em seis anos devido a restrições impostas para combate à pandemia de covid-19.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar