18 de dezembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Pós-graduação em parceria com instituição pontifícia quer formar especialistas em bioética

Sede em Roma do Ateneo Pontifício Regina Apostolorum (APRA). | Crédito: Site APRA.

O Ateneu Pontifício Regina Apostolorum (APRA), de Roma, e o Instituto Pius oferecem o curso de pós-graduação lato sensu em Bioética Aplicada e Bioética e Biodireito. As inscrições estão abertas e as aulas, que são 100% online, começam na terça-feira (13).

O APRA, universidade fundada pela Congregação dos Legionários de Cristo com a missão de formar líderes cristãos e membro da Cátedra UNESCO de Bioética e Direitos Humanos, foi a primeira instituição do mundo a criar uma faculdade de bioética, em 1993, oferecendo cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado na área.  

 “Essa parceria reforça a qualidade e o reconhecimento dos estudos e cursos que temos construído no Brasil”, disse Marlon Derosa, fundador do Instituto Pius, cuja missão é “valorizar a vida humana e a família através de formações de alto nível”.

“A bioética é a disciplina fundamental para tratar questões pró-vidas”, disse Derosa à ACI Digital. “Não existe um ‘especialista pró-vida’ ou um expert em ‘defesa da vida’. O que existem são especialistas em bioética, em ambos os lados do debate”.

Derosa falou sobre a importância de os defensores da vida se especializarem, pois ter um título de pós-graduação “abre portas para que os defensores possam participar de debates, discussões acadêmicas ou no âmbito cultural e político. Transforma um pró-vida em especialista em bioética”.

“O estudo da bioética”, continuou ele, “é de suma importância para uma sociedade que deseja defender e valorizar o valor da vida humana em todas as circunstâncias”.

Os cursos têm duração de nove meses e dez disciplinas cada.  Na Bioética Aplicada, a bioética será tratada “detalhando a dignidade do embrião humano, questões de início e fim de vida, reprodução e sexualidade”, disse Derosa.

No curso de Bioética e Biodireito, “além das disciplinas comuns de início da vida, fim de vida, antropologia, entre outras, os alunos irão aprofundar aspectos do biodireito, filosofia do direito, biolegislação e direito médico, por exemplo”.

O padre Mairon Glavik, LC., PhD em Bioética pelo APRA e um dos professores do curso, disse que não há “nenhuma finalidade combativa, pelo contrário, temos uma finalidade propositiva, buscar profundidade no conhecimento, buscar a Verdade, com V maiúsculo”.

Segundo o padre Glavik o objetivo do curso é “é trazer uma visão mais ampla da bioética, uma visão mais ampla da pessoa humana e também trazer com profundidade ferramentas em cada uma dessas ciências que estão relacionadas com a bioética para que quando se faça algum juízo sobre alguma matéria de bioética possa ser fundamentado e não simplesmente porque é uma opinião que vem de uma ciência como a sociologia, por exemplo, mas totalmente em desacordo com a psicologia, a medicina, a biologia, a medicina”.

Além do certificado com status de pós-graduação em nível de especialização lato sensu, os alunos terão direito a um Diploma de Aperfeiçoamento em Bioética Fundamental emitido pelo Pontifício Ateneu Regina Apostolorum.

Para mais informações e inscrições clique AQUI.  

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar