18 de novembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Carmelitas pedem que santa Teresa Benedita da Cruz seja doutora da Igreja

Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein), retratada em 1938-1939. | Domínio público

A Igreja celebra hoje (9) a festa de santa Teresa Benedita da Cruz, que no século se chamava Edith Stein. Convertida do judaísmo aos 30 anos, ela entrou na ordem carmelita e morreu no campo de extermínio nazista de Auschwitz em 1942.

Santa Teresa Benedita era filósofa antes de sua conversão, que se concretizou com a leitura do Livro da Vida de santa Teresa de Ávila. Ela lecionou em uma universidade antes de se tornar carmelita e continuou a estudar e ensinar, completando antes de sua morte um estudo do santo carmelita são João da Cruz chamado A Ciência da Cruz.

O papa são João Paulo II canonizou Teresa Benedita da Cruz em 1998 e a proclamou co-padroeira da Europa no ano seguinte.

Há uma iniciativa para proclamar santa Teresa Benedita doutora da Igreja. As carmelitas descalças fizeram um pedido oficial à Santa Sé em abril e propôs a ela o título de doctora veritatis (doutora da verdade, em latim) por causa de sua busca intelectual incansável da verdade em Jesus Cristo. Santa Teresa de Ávila, reformadora da ordem, e são João da Cruz, seu companheiro nessa tarefa, também são doutores da Igreja.

Se santa Teresa Benedita for nomeada doutora da Igreja, ela se juntaria a outros 37 santos com esse título, quatro dos quais são mulheres: santa Teresa de Ávila, santa Catarina de Sena, santa Teresinha do Menino Jesus e santa Hildegarda de Bingen. Ela seria a segunda doutora e mártir da Igreja, junto com de santo Irineu de Lyon.

Ela também seria a terceira Teresa entre cinco doutoras.

O que é um doutor da Igreja?

O título de "doutor da Igreja" reconhece homens e mulheres canonizados que tinham profundo conhecimento, foram excelentes professores e contribuíram significativamente para a teologia da Igreja.

Tradicionalmente, o título de doutor da Igreja é concedido com base em três requisitos: a santidade manifesta de um candidato afirmada por sua canonização como santo; a eminência da pessoa na doutrina demonstrada ao deixar um corpo de doutrinas que fez contribuições significativas e duradouras para a vida da Igreja; e uma declaração formal da Igreja, geralmente por um papa.

A lista de mais de três dúzias de doutores da Igreja inclui alguns dos santos católicos mais conhecidos e reverenciados, como santo Agostinho, santo Tomás de Aquino, são Jerônimo, santo Antônio de Pádua e são Francisco de Sales.

 O mais recente santo a ser nomeado doutor da Igreja foi santo Irineu de Lyon, com o título de doctor unitatis (doutor da unidade, em latim), em 2022. O papa Francisco já havia nomeado em 2015 como doutor da Igreja são Gregório de Narek, padre, monge, místico e poeta do século X amado entre os cristãos armênios.

Entre católicos que viveram nos tempos modernos, houve pedidos para que são João Paulo II, são João Henry Newman e o papa Bento XVI fossem nomeados doutores da Igreja, embora a causa de santidade do papa Bento XVI ainda não tenha sido aberta.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar