18 de setembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Há mais padres, mas vocações sacerdotais no Brasil têm diminuído, diz presidente da Comissão Nacional de Presbíteros

Ordenação de oito novos sacerdotes na catedral de Brasília, em 3 de agosto | Facebook/Arquidiocese de Brasília

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dedicou a primeira semana de agosto, mês das vocações, à vocação do sacerdote. A Igreja do Brasil tinha 22.164 padres, segundo o mais recente último levantamento, feito em 2023 pela Comissão Nacional de Presbíteros (CNP) da CNBB. O número indica um crescimento de 1,62% no número de padres em comparação ao levantamento, feito em 2021, que contabilizou 21.812 padres.

Como a população brasileira diminuiu quase 4,8% e chega hoje a 203.080.756 pessoas, o aumento é ligeiramente mais significativo.

Mesmo assim, são poucos padres, e muitos lugares do Brasil têm grande carência de sacerdotes.

“Se nós olharmos num contexto geral, acredito eu que, infelizmente, tem diminuído o número de vocações”, disse à ACI Digital o presidente da Comissão Nacional de Presbíteros, padre André Luís do Vale.

Para o padre, não é simples diagnosticar as causas dessa diminuição. “A própria conjuntura atual do mundo, da sociedade, tem dificultado”, diz. “Diante de tantas vozes do mundo a pessoa às vezes tem dificuldade em ouvir a voz de Deus, o chamado de Deus. E alguns ouvindo o chamado de Deus, também têm dificuldade em dizer sim, dar esse passo para uma entrega radical a Cristo Nosso Senhor”.

“O papa Bento XVI já disse que o testemunho gera vocações”, destacou o presidente da CNP da CNBB. Assim, é preciso “transmitir esta alegria, dar um bom testemunho da vida presbiteral, da alegria de ser presbítero, da alegria de ser padre”.

O padre cita o Evangelho de Mt 9,38 que diz: "Pedi ao Senhor da messe que envie operários. Porque a messe é grande e os trabalhadores são poucos". Assim, é preciso “primeiramente rezar pelas vocações, pedir ao dono da messe”.

No início de agosto, algumas arquidioceses ordenaram novos sacerdotes. Maringá (PR) ordenou um padre em 2 de agosto, e ordenará mais três a cada sexta-feira, até o dia 15 de agosto, dia de Nossa Senhora da Glória, padroeira da cidade. Em Brasília (DF), o arcebispo, cardeal Paulo Cezar Costa, ordenou oito novos sacerdotes no dia 3.

Em sua homilia, dom Paulo Cezar disse aos neossacerdotes que “o segredo” para a vida presbiteral é se envolver com o povo, como fez Jesus e não ser “indiferente diante de quem sofre ou que se aproxima com fé, porque no coração de Jesus tudo é amor, tudo é misericórdia”.

Novas ordenações no mês de agosto

As arquidioceses de Mariana (MG) e Fortaleza (CE) também terão novas ordenações neste mês vocacional. Em Mariana, acontecerá uma amanhã (10), às 10h, no poliesportivo da escola estadual Dom Óscar de Oliveira, em Pedra Bonita (MG); e mais duas no dia 24 de agosto, às 10h, na basílica São José Operário, em Barbacena (MG). Em Fortaleza, a ordenação de 11 novos padres acontecerá no dia 23 de agosto, às 19h, na catedral.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar