Aug 15, 2024 / 14:26 pm
A Bem-Aventurada Virgem Maria sempre “nos precede no caminho”, disse o papa Francisco hoje (15) em seu discurso na oração do Ângelus na solenidade da Assunção de Nossa Senhora.
Ao pregar sobre o primeiro capítulo do Evangelho de são Lucas, que narra o encontro entre Nossa Senhora e sua prima santa Isabel, o papa disse aos peregrinos na praça de São Pedro que a Mãe de Deus não é uma “estátua imóvel de cera”, mas uma mulher “sempre em caminho, seguindo Jesus como discípula do Reino”.
“Nela podemos ver uma ‘irmã... com as sandálias gastas... e com tanto cansaço nas veias’, pelo fato de ter caminhado seguindo o Senhor e ao encontro dos irmãos, concluindo então a sua viagem na glória do Céu”, disse Francisco.
O papa disse que Maria, a jovem de Nazaré, é um exemplo para todos os cristãos que têm o mesmo desejo de anunciar a alegria de Jesus Cristo àqueles que estão ao nosso redor.
“É bonita essa expressão do Evangelho: “Maria pôs-se a caminho e foi” (cf Lc. 1,39). Isso significa que Maria não considerou um privilégio a notícia que recebeu do Anjo, mas, ao contrário, saiu de casa e se pôs a caminho com pressa”, disse Francisco.
O papa Francisco também disse que a vida de cada pessoa na Terra é uma jornada contínua em direção ao encontro final com Deus, ao qual não se vai sozinho, mas acompanhado pela Mãe de Deus, que encerrou sua peregrinação terrena com sua Assunção ao céu, onde “junto a seu Filho, goza para sempre da alegria da vida eterna”.
“Assim, a Virgem Santa é aquela que nos precede no caminho, lembrando a todos nós que também a nossa vida é uma viagem contínua rumo ao horizonte do encontro definitivo”, disse ele. “Por isso, a Santíssima Virgem pode ajudar-nos no nosso caminho em direção ao Senhor”.
Depois de rezar o Ângelus em latim com peregrinos na praça de São Pedro, o papa Francisco rezou pelas pessoas que sofrem violência no mundo todo, especialmente na Ucrânia, Oriente Médio, Sudão e Mianmar.
O papa renovou seu apelo aos líderes mundiais para que sigam o caminho da paz nas negociações e acabem imediatamente com os conflitos que causam tanta destruição e sofrimento às comunidades vulneráveis.
“Continuo acompanhando com preocupação a gravíssima situação humanitária em Gaza e peço mais uma vez que cessem os combates em todas as frentes, que os reféns sejam libertados e que a população extenuada seja socorrida”, disse o papa. “Encorajo todos a fazerem todos os esforços para que o conflito não se expanda e a percorrerem o caminho da negociação para que esta tragédia termine rapidamente!”
O papa também falou das vítimas dos incêndios florestais na Grécia na festa da Assunção de Nossa Senhora e rezou pela solidariedade das comunidades afetadas para que se apoiem mutuamente.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar