Aug 30, 2024 / 10:10 am
O papa Francisco vai embarcar numa viagem de 11 dias na segunda-feira (2) que o levará à Indonésia, Papua Nova Guiné, Timor-Leste e Singapura.
Durante a viagem mais longa de seu pontificado até agora — que inclui vários eventos no maior país muçulmano do mundo, a Indonésia — espera-se que o papa enfatize temas de diálogo inter-religioso, solidariedade e paz.
Segue abaixo uma visão mais detalhada de todos os destinos que o papa vai visitar durante sua viagem apostólica, mas primeiro, uma visão mais ampla dos sete voos em que ele embarcará, que o levarão a mais de 32 mil km no total:
Voo 1: Roma para Jacarta (11,3 mil km, 13 horas e 15 minutos)
Saindo do Aeroporto Internacional Fiumicino de Roma no início da noite, o avião do papa cruzará o Oriente Médio e a Índia a caminho do Aeroporto Internacional Soekarno-Hatta de Jacarta. Jacarta é uma metrópole em expansão e a capital da Indonésia, o maior país muçulmano do mundo em termos de população.
A Indonésia, um arquipélago com quase mil ilhas habitadas, é cerca de 7,5% protestante e 3% católica. Muitos católicos do país vivem em Flores, ilha recentemente designada como destino de peregrinação internacional pelo governo.
O papa será oficialmente recebido em Jacarta ao chegar em 3 de setembro e vai descansar pelo resto do dia. No dia seguinte, 4 de setembro, haverá uma cerimônia de boas-vindas do lado de fora do palácio presidencial Istana Merdeka antes da visita do papa ao presidente Joko Widodo.
Francisco será o terceiro papa a visitar a Indonésia. São Paulo VI e são João Paulo II estiveram no país.
O segundo dia completo do papa em Jacarta começa com um encontro inter-religioso na mesquita Istiqlal, a nona maior mesquita do mundo.
A segurança na Indonésia para a visita do papa deve ser alta; a Indonésia tem testemunhado inúmeros ataques terroristas nos últimos anos que tiveram como alvo a minoria cristã do país.
O papa Francisco vai concluir sua estadia na Indonésia com uma missa na noite de 5 de setembro no Estádio Gelora Bung Karno, em Jacarta, com capacidade para 77 mil pessoas, depois de se reunir com beneficiários de organizações de caridade locais.
Voo 2: Jacarta para Port Moresby (4,6 mil km, 6 horas e 5 minutos)
Em 6 de setembro, o papa Francisco voará para Port Moresby, capital da Papua Nova Guiné, tornando-se o segundo papa a visitar o país, depois de são João Paulo II, que o visitou duas vezes.
Apesar de serem extremamente diversos, mais de 98% dos cidadãos de Papua-Nova Guiné se identificam como cristãos e a Igreja desempenha um papel crucial na educação, na assistência médica e nos serviços sociais.
O catolicismo representa a maior denominação cristã do país, com uma estimativa de 4 milhões de pessoas — cerca de 25% da população total. O país sofreu violência com tumultos no início deste ano em uma onda de agitação em 10 de janeiro, agora chamada de “Quarta-feira Negra”.
O papa Francisco visitará ministérios locais que cuidam de crianças de rua e pessoas com deficiência em seu primeiro dia completo em Papua Nova Guiné, em 7 de setembro, que também inclui um discurso às autoridades políticas locais e um discurso ao clero local no santuário de Maria Auxiliadora.
No dia seguinte, o papa se encontrará com o primeiro-ministro de Papua Nova Guiné, James Marape, antes de celebrar a missa dominical no Estádio Sir John Guise, em Port Moresby. Ele então seguirá para Vanimo pelo restante do dia.
Voo 3: Port Moresby para Vanimo (991 km, 2 horas e 15 minutos)
Vanimo é uma cidade na província mais ao noroeste de Papua Nova Guiné, onde o papa Francisco vai receber missionários locais e discursar para católicos locais em frente à catedral da Santa Cruz antes de partir.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Voo 4: Vanimo para Port Moresby (991 km, 2 horas e 15 minutos)
O papa Francisco retorna à capital na noite de domingo (8). Na segunda-feira (9), haverá uma cerimônia de despedida para o papa antes dele partir para Timor Leste.
Voo 5: Port Moresby para Díli (2,5 mil km, 3 horas e 30 minutos)
O papa Francisco viajará em 9 de setembro para o pequeno país de Timor Leste, que tem uma população que é mais de 97% católica e cujo arcebispo mais proeminente, dom Virgílio do Carmo da Silva, foi nomeado cardeal por Francisco em 2022.
Em Díli, capital do país, o papa Francisco vai visitar crianças com deficiência, se encontrar com clérigos e religiosos locais na catedral da Imaculada Conceição, fazer um discurso no Palácio Presidencial e rezar a missa na Esplanada de Tasitolu ao longo de dois dias.
Voo 6: Díli para Singapura (2,6 mil km, 4 horas)
A parada final do papa antes de retornar a Roma será a ilha de Singapura, o país com o maior PIB per capita da Ásia e a segunda maior densidade populacional do mundo. Apesar da relativa estabilidade de Singapura em si, observadores dizem que grupos militantes da vizinha Malásia podem organizar protestos contra a visita do papa.
O papa Francisco será recebido no Aeroporto Internacional Changi, em Singapura, em 11 de setembro. Ele se encontrará com o presidente Tharman Shanmugaratnam e o primeiro-ministro Lawrence Wong em 12 de setembro antes de celebrar a missa no Estádio Nacional Sports Hub de Singapura, a terceira missa da viagem a ser celebrada num estádio.
Em seu último dia na Ásia, o papa fará um encontro inter-religioso com jovens no Catholic Junior College de Singapura e visitará um grupo de idosos.
Voo 7: Singapura para Roma (9,5 mil km, 12 horas e 35 minutos)
O papa Francisco fará a viagem de 9,6 mil km de volta à Itália num voo fretado da Singapore Airlines, previsto para pousar em Roma às 18h25 de 13 de setembro.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar