18 de setembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Papa Francisco reza diante da Virgem Maria pela viagem mais longa de seu pontificado

Papa Francisco reza diante da imagem da Salus Populi Romani na basílica papal de Santa Maria Maior, em Roma, para encomendar sua viagem a Indonésia, Papua Nova Guiné, Timor Leste e Singapura, que fará de 2 a 13 de setembro | Vatican Media

O papa Francisco foi hoje (1) à basílica papal de Santa Maria Maior, em Roma, para rezar pela viagem mais longa do seu pontificado, que o levará a quatro países da Ásia e da Oceânia, de 2 a 13 de setembro.

A Sala de Imprensa da Santa Sé informou que “esta manhã, domingo, 1º de setembro, o papa Francisco chegou à Basílica de Santa Maria Maior e ficou em oração, como sempre, diante do ícone da Virgem Salus Populi Romani, confiando-lhe a sua próxima Viagem Apostólica à Indonésia, Papua Nova Guiné, Timor-Leste e Singapura”.

“Ao final, voltou ao Vaticano”, conclui o comunicado.

É costume do papa rezar diante deste antigo ícone mariano da Salus Populi Romani (Protetora do povo romano) antes de iniciar e depois de concluir cada uma das suas viagens internacionais.

O ícone mariano da Salus Populi Romani. Vatican Media

A viagem mais longa do pontificado do papa Francisco

Durante a viagem mais longa do seu pontificado até agora - que inclui numerosos eventos no maior país com maioria muçulmana do mundo, a Indonésia - espera-se que o papa dê ênfase aos temas do diálogo inter-religioso, da solidariedade e da paz.

O papa será oficialmente recebido em Jacarta, na Indonésia, quando chegar no dia 3 de setembro, e terá o resto do dia para descansar. No dia seguinte, 4 de setembro, haverá uma cerimónia de boas-vindas no exterior do Palácio Presidencial Istana Merdeka.

Francisco será o terceiro papa a visitar a Indonésia, depois de são Paulo VI e são João Paulo II.

O segundo dia completo do papa em Jacarta começará com um encontro inter-religioso na Mesquita Istiqlal, a nona maior mesquita do mundo.

O papa Francisco concluirá a sua estadia na Indonésia com uma missa na noite de 5 de setembro no Estádio Gelora Bung Karno de Jacarta, com capacidade para 77 mil pessoas, depois de ter se encontrado com pessoas servidas por instituições de caridade locais.

No dia 6 de setembro, o papa Francisco vai para a capital da Papua Nova Guiné, Port Moresby, tornando-se o segundo papa a visitar o país, depois de são João Paulo II, que se deslocou duas vezes ao país da Oceania.

O papa visitará os ministérios locais que servem as crianças de rua e as pessoas com deficiência, para além de se encontrar com as autoridades locais e o clero. Este último evento acontecerá no santuário de Maria Auxiliadora.

No dia seguinte, o papa vai se encontrar com o primeiro-ministro da Papua Nova Guiné, James Marape, antes de celebrar a missa dominical no Estádio Sir John Guise, em Port Moresby. Em seguida, irá para Vanimo.

No dia 9 de setembro, o papa Francisco vai se deslocar ao pequeno país de Timor-Leste, cuja população é majoritariamente católica (97%) e cujo arcebispo mais proeminente foi criado cardeal por Francisco em 2022.

Em Díli, a capital do país, o papa Francisco visitará crianças com deficiência, se encontrará com o clero local na catedral da Imaculada Conceição, fará um discurso no palácio presidencial e presidirá à missa na Esplanada Tasitolu.

O último país que o papa visitará, a partir de 11 de setembro, será Singapura, o país com o PIB per capita mais elevado da Ásia. Ele se encontrará com o presidente Tharman Shanmugaratnam e com o primeiro-ministro Lawrence Wong, no dia 12 de setembro, antes de celebrar uma missa no National Sports Hub Stadium.

No seu último dia na Ásia, o papa celebrará um encontro inter-religioso com jovens no Catholic Junior College de Singapura e visitará um grupo de idosos.


As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar