21 de dezembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Ultramaratonista corre 24 horas para arrecadar doações para comunidade pró-vida

O ultramaratonista Alexandre Dias com a arrecadação com conseguiu em uma das edições da Corrida pela Vida | Arquivo pessoal

O ultramaratonista Alexandre Dias, 56 anos, vai correr 24 horas seguidas, entre os dias 14 e 15 de setembro, em Petrópolis (RJ), a fim de chamar atenção e arrecadar doações em prol da Comunidade Católica Jesus Menino, que tem como carisma o cuidado e a adoção de pessoas com deficiência. Essa será a 10ª edição da Corrida pela Vida e Alexandre disse à ACI Digital que já abraçou essa iniciativa como sua “missão”.

A Jesus Menino é uma comunidade católica de vida consagrada fundada em 1990, por Antônio Carlos Tavares de Mello, conhecido como Tônio, que adota pessoas com deficiência. Ele é legalmente pai de 46 filhos vivos e 13 que já morreram.

A sede da comunidade fica em Petrópolis e também tem uma casa de missão em Brasília (DF) e grupos de apoio em 17 países. A organização conta com a colaboração de leigos consagrados e voluntários.

O ultramaratonista Alexandre Dias contou à ACI Digital que, em 2015, quando decidiu fazer a primeira Corrida pela Vida, conhecia a comunidade pela TV. Em julho daquele ano, Dias e sua mulher foram a Petrópolis para a comemoração dos 25 anos da Jesus Menino convidados pela banda Anjos do Resgate.

“Nós fomos por volta das 11h e o show era à noite. Aí, nós conhecemos a comunidade mesmo, o Tônio nos mostrou o espaço, apresentou as crianças”, disse Dias. “Aquilo me deixou muito com vontade de ajudar”.

Uma das coisas que chamou a atenção de Alexandre Dias foi o fato de, em uma sociedade em que “famílias descartam seus filhos por causa de uma deficiência, graças a Deus, há pessoas como o Tônio para amparar essas pessoas”.

“Para mim, eu pró-vida, não tem como passar pela minha cabeça o descartar um ser humano”, disse.

Dias contou que também ficou “impactado pelo fato deles viverem pela misericórdia”, através de doações. “Eu pensei logo: ‘o que eu posso fazer para poder ajudar?’. E digo no sentido de reunir pessoas, porque ajudar, podemos ajudar a qualquer momento, financeiramente, fazendo alguma coisa lá, mas o que se pode fazer para ajudar reunindo mais gente”, disse.

Dias pediu a um voluntário da comunidade para arrumar um lugar para ele correr uma maratona. Ultramaratonas são corridas de mais de 42,195 km, medida oficial da maratona. “É sempre acima dos 43 km”, disse Dias.  “Tem ultramaratonas determinadas por tempo, 12, 24 horas. E tem as ultramaratonas que são por distância, já fiz algumas de 235 km e fiquei 54 horas correndo direto, sem dormir”, disse. Na Corrida pela Vida, Dias corre, em média, 100 km em 24 horas.

 

Na primeira edição, Alexandre decidiu fazer a Corrida pela Vida no dia do seu aniversário, 19 de setembro. “É um dia especial para a gente, aniversário, família. Eu falei: Quero partilhar esse dia especial com essa campanha de caridade. Para mim, vai ser muito especial”, disse. Desde então, tem feito a corrida sempre no mês de setembro.

“Eu abracei isso como missão. Enquanto eu tiver disposição, enquanto tiver pernas para fazer, eu vou estar ali ajudando a comunidade. O pouco com Deus é muito e o muito sem Deus é nada. Então, a comunidade, no momento em que ela sobrevive dessa misericórdia, dessa boa-vontade, eu não tenho mais como me ausentar disso”, disse.

Segundo Dias, os corredores de Petrópolis também já aderiram à causa e aguardam todo ano pela iniciativa. “Lá em 2015, o pessoal não tinha muita noção do que era. No domingo, falavam: ‘Mas o cara está aí desde ontem, incrível’. No ano seguinte, 2016, várias equipes de corrida participaram, algumas academias, o pessoal tomou ciência e passou a chegar. Ao longo do tempo, o pessoal já passou a ficar esperando, com se fosse uma corrida do calendário”, disse. “As pessoas que já frequentam são sempre as mesmas, ficam esperando, correm o máximo que podem, dão diversas voltas comigo em torno da praça, o pessoal já passou a gostar e muito. E, graças a Deus, têm seguido”, acrescentou.

A Corrida pela Vida acontece na Praça da Liberdade, no Centro de Petrópolis. Alexandre Dias dá várias voltas em torno da praça, entre o meio-dia de sábado e o meio-dia de domingo. Também na praça, há um espaço destinado a receber as doações para a Comunidade Jesus Menino.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar