23 de novembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Comunidade Shalom convoca voluntários a uma expedição missionária em Madagascar em 2025

Os voluntários da expedição de 2024, na casa do bispo de Madagascar em Antsiranana. | Crédito: Diego Suarez / Shalom

A Comunidade Católica Shalom convoca voluntários para a Expedição Madagascar 2025 em Antsiranana, no norte do país. As vagas são para voluntários com formações nas áreas de saúde, educação, artes, religião, comunicação e marketing. As inscrições estão abertas até o dia 30 de setembro.

Madagascar fica em uma ilha no oceano Índico. Dos mais de 28 milhões de habitantes, 9,5 milhões, cerca de 34%, são católicos segundo a Santa Sé. No país se fala Malgache, francês e inglês.

“A experiência da expedição é algo que transforma a vida”, disse à ACI Digital Magnaura Lima de Maria, 34 anos, membro da comunidade de vida da Shalom em Madagascar. “Essas pessoas que têm a coragem de se aventurar a passar 15 dias aqui em Madagascar vivem uma grande experiência de vida com o povo desse país. Eles têm a experiência de tocar Deus na vida dos pobres”.

Magnaura Lima de Maria com jovens num momento de adoração na expedição 2024. Crédito: Diego Suarez / Shalom.

A Shalom está há 17 anos em Madagascar. Magnaura mora na comunidade com mais seis irmãos brasileiros. Ela contou que “durante este tempo, Deus foi nos inspirando a chegar na forma certa de alcançar o coração do povo malgaxe no anúncio explícito do Evangelho, da Boa Nova de Jesus Cristo”, através das formações e do trabalho de promoção humana “que é um setor de trabalho da comunidade que trabalha diretamente com pobres, crianças em áreas de risco, com os mais vulneráveis”.

Além dos trabalhos de formação, grupo de oração e evangelização porta a porta, a Shalom em Madagascar tem o Espaço da Paz para crianças de quatro a 17 anos cujos pais não têm possibilidades de pôr na escola.

“Eles vêm para nossa casa e estudam matemática, ciências, história, alfabetização”, disse Magnaura. “É só um projeto, não é escola. A gente assiste as crianças para que não fiquem nas ruas. Elas têm a oportunidade de crescer, de sonhar, de viver uma nova experiência”. 

A missão já recebeu voluntários antes. “A expedição é uma pequena semente que é lançada e que tem germinado, tem dado muitos frutos na vida das pessoas que vêm para a expedição, na nossa vida e na vida do povo malgaxe que os acolhe”, disse Magnaura.

“Viver essa experiência do voluntariado em Madagascar é sentir a vida pulsar. É sentir o valor que é a vida, que é ter a água, que é ter o alimento, pois aqui tudo isso falta”, disse a missionária. “O contato com um povo que vive uma extrema pobreza material, física, espiritual traz a experiência de conversão do coração”.

“Eles refletem sobre como estão vivendo a vida, refletem como era a vida antes de tocar essa realidade em Madagascar”, concluiu Magnaura.

Orientações aos voluntários

A expedição ocorrerá de 15 de novembro de 2025 a 1º de dezembro de 2025. O voluntário deve ter mais de 18 anos, com disponibilidade de tempo integral.

O voluntário é o responsável por suas despesas de transporte, passagens, despesas pessoais, hospedagem antes e depois do período da expedição. Há também uma taxa de adesão para cobrir os custos da alimentação e hospedagem durante a expedição.

A Comunidade Shalom publicou o edital para o voluntariado e as inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro, neste link.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar