21 de novembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Democratas preparam coalizão de católicos que apoiam Harris e Walz

A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, cumprimenta Sarah Taxler, diretora médica da Planned Parenthood North Central States, em clínica de aborto da Planned Parenthood em St. Paul, Minnesota, EUA, em 14 de março de 2024 ao lado do governador de Minnesota e atual candidato a vice-presidente pelo Partido Democrata, Tim Walz. | Casa Branca, domínio público, via Wikimedia Commons

Um evento de campanha virtual criado para organizar o apoio de católicos à candidatura presidencial da vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, pelo Partido Democrata, está marcado para acontecer hoje (18) à noite.

O evento Catholics for Harris-Walz National Organizing Call (Católicos pela Convocação de Organização Nacional Harris-Walz), que é aberto ao público, acontecerá hoje, das 20h às 21h (horário local). A campanha planejou originalmente fazer o evento antes da Convenção Nacional Democrata do mês passado, mas ele foi abruptamente cancelado. Os organizadores citaram um conflito de agenda como o motivo do cancelamento na época.

“A convocação será uma oportunidade de ouvir diretamente da campanha sobre nossa visão, próximos passos e como você pode se envolver e fazer parte desse momento histórico”, diz a descrição do evento. “Teremos a companhia de convidados especiais e líderes comunitários para discutir o papel decisivo que o voto católico vai desempenhar na próxima eleição”.

Uma coalizão de grupos de ativistas, incluindo Catholics Vote Common Good (Católicos Votam pelo Bem Comum), organiza a convocação em conjunto com a campanha. O grupo faz parte da organização sem fins lucrativos Vote Common Good (Vote pelo Bem Comum), que mobiliza vários grupos religiosos em apoio a candidatos progressistas.

O Catholics Vote Common Good já organiza campanhas telefônicas semanais em nome da campanha presidencial de Harris.

A organização sem fins lucrativos, junto com o grupo Catholic Democrats (Democratas Católicos), também relançou o siteCatholic 4 Kamala" (Católicos por Kamala), que ficou brevemente offline depois do evento original ser cancelado. O site não aborda diretamente o forte apoio de Harris ao aborto, mas diz, em sua página “sobre”, que “mesmo na questão da vida, há um silêncio assustador entre os conservadores sobre o aumento dos números de abortos nacionalmente desde a decisão judicial Dobbs revogar Roe x Wade” em junho de 2022.

Harris apoia codificar os padrões de aborto definidos em Roe x Wade, o que impediria os Estados de aprovar leis que protegem a vida dos nascituros antes da viabilidade fetal. No debate de 12 de setembro com o ex-presidente Donald Trump, Harris se recusou a dizer se apoia o aborto tardio no sétimo, oitavo e nono meses de gravidez.

Mais de 9 mil abortos tardios são feitos nos EUA por ano depois da 21ª semana de gravidez.

O site diz que uma presidência de Harris “aguarda ansiosamente a promessa de uma América que abraça e celebra nossa diversidade entre pessoas de muitas raças, crenças e gêneros — uma América que se importa e eleva todos, busca fornecer a oportunidade para que todos alcancem seu potencial dado por Deus e traz alegria de volta à nossa política”.

“Os católicos estão se unindo para apoiar a chapa Harris-Walz por causa da ameaça que uma segunda presidência de Trump representa para reverter o progresso contra o aquecimento global, explodir o déficit com mais cortes de impostos, transformar o Departamento de Justiça num instrumento de vingança, abandonar a Ucrânia em sua luta pela soberania e prejudicar nossa economia por meio de uma operação massiva de deportação centrada na raça”, diz o site.

Harris defendeu outras posições que são contrárias à doutrina da Igreja, como a ideologia de gênero. Como senadora, Harris também interrogou indicados a cargos judiciais de forma incisiva por sua filiação aos Cavaleiros de Colombo, a maior organização laica católica dos EUA.

A chapa Trump-Vance lançou sua coalizão de católicos que apoiam Trump no início do mês, que enfatiza a defesa da liberdade religiosa, dos valores tradicionais e da santidade da vida humana como prioridades.

Uma pesquisa do Pew Research Center divulgada na semana passada mostra que uma pequena maioria de católicos apoia Trump em vez de Harris, com o ex-presidente recebendo 52% de apoio e a vice-presidente obtendo 47%. Uma pesquisa da EWTN News/RealClear no início do mês mostrou Harris com uma ligeira liderança entre os católicos, com 50% dos votos, em comparação com os 43% de Trump.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar