Sep 30, 2024 / 14:40 pm
O arcebispo emérito de Luanda, Angola, dom Alexandre Cardeal do Nascimento morreu no sábado (28), aos 99 anos, no hospital em que estava internado. Ele foi arcebispo de Luanda de 1986 a 2001. Era o cardeal mais velho do mundo. O sepultamento será na catedral de Luanda no dia 8 de outubro.
“Neste momento de dor, prestamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e à comunidade católica de Angola e do mundo”, diz um comunicado da arquidiocese de Luanda. “Pedimos a Deus que conforte os corações enlutados e que receba Dom Alexandre Cardeal do Nascimento em Seu eterno descanso, na certeza de que sua memória continuará viva em nossos corações e em nossa história”.
A arquidiocese de Luanda publicou o programa oficial das exéquias que serão celebradas de 30 de setembro a 7 de outubro, com missas e orações de sufrágio em todas as paróquias, quase-paróquias e centro pastorais. Haverá homenagens públicas, missa de corpo presente, vigílias, e o sepultamentos será na terça-feira, 8 de outubro, na Catedral de Luanda.
“Dom Alexandre desempenhou um papel fundamental no fortalecimento da Igreja Católica em Angola, principalmente em momentos de grandes desafios sociais e políticos”, continua o comunicado.
“Sua nomeação como cardeal em 1983, pelo Papa João Paulo II”, continua, “não apenas elevou a relevância do clero angolano, mas também consolidou seu papel como líder espiritual de uma nação marcada pela luta pela independência e reconstrução”.
“Cardeal do Nascimento será lembrado pelo seu caráter humilde, sua integridade e o amor pelo seu povo. Seu compromisso com os valores cristãos e com a promoção da dignidade humana deixou uma marca indelével em todos os que tiveram a honra de conhecê-lo ou de serem tocados por sua liderança”, conclui o comunicado da arquidiocese.
O papa Francisco enviou hoje (30) um telegrama ao arcebispo de Luanda, dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, no qual disse que recebeu “com pesar a notícia da morte do venerado irmão cardeal Alexandre do Nascimento”.
“Recordo os cuidados dispensados pelo querido dom Alexandre ao seu rebanho, em tempos conturbados e difíceis, tendo sido para todos expressão do rosto misericordioso de Jesus, bom samaritano da humanidade”, diz o papa Francisco.
“A fé em Cristo e a esperança na vida eterna fizeram dele um homem corajoso e livre, capaz de orientar os seus passos em prol do bem comum, tendo inclusive colaborado com esta sede apostólica no seu zelo em favor dos mais pobres e necessitados, ao guiar os rumos da Cáritas Internacional”, diz o papa.
"Por tudo quanto o senhor realizou nele e por meio dele, dou graças a Deus", continua Francisco no telegrama, "implorando-lhe que envolva com a luz da misericórdia este seu fiel servo e lhe abra as portas da vida em plenitude, ao mesmo tempo que concedo de coração, a todos quantos participam nas exéquias, a minha bênção".
Dom Alexandre do Nascimento nasceu em 1º de março de 1325, em Malanje, Angola. Foi presidente da Caritas Internacional em 1983 e reeleito em 1987.
Segundo o Vatican News, site oficial de notícias da Santa Sé, ele foi sequestrado em 15 de outubro de 1982, durante uma visita pastoral, por um grupo de homens armados, sendo libertado no mês seguinte, em 16 de novembro.
Dom Alexandre pregou os exercícios espirituais para a Cúria Romana, no Vaticano, em 1984 com a presença do papa João Paulo II.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar