23 de novembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Papa expulsa mais dois membros do Sodalício de Vida Cristã

Emblema do Sodalício da Vida Cristã. | SCV

A nunciatura apostólica no Peru anunciou que o papa Francisco expulsou mais dois membros da sociedade de vida apostólica Sodalício da Vida Cristã, na sequência do relatório da missão especial que o papa enviou em julho do ano passado para investigar denúncias de casos de abusos.

A Conferência Episcopal Peruana publicou na segunda-feira (21) o comunicado da nunciatura.

O texto menciona José Ambrozic Velezmoro, ex-assistente de temporalidades, de comunicações, de apostolado e ex-vigário geral, e o padre Luis Antonio Ferroggiaro Dentone.

Embora o nome de Ricardo Trenemann Young também apareça no comunicado, sua expulsão do Sodalício já havia sido anunciada em 25 de setembro.

Segundo a nunciatura, o papa Francisco tomou a decisão “depois de avaliar as defesas correspondentes às denúncias que surgiram na ‘missão Especial’” confiada ao arcebispo de Malta, dom Charles Scicluna, secretário adjunto do dicastério para a Doutrina da Fé, e ao monsenhor Jordi Bertomeu, oficial do mesmo dicastério.

“Para adotar tal decisão foi considerado o escândalo pela quantidade e gravidade dos abusos denunciados pelas vítimas, particularmente contrário à experiência equilibrada e libertadora dos conselhos evangélicos no contexto do apostolado eclesial”, diz o comunicado.

O comunicado diz que “trata-se de casos de abuso de cargo e de autoridade, particularmente sob a forma de abuso na administração de bens eclesiásticos, bem como de abuso sexual, em alguns casos até de menores”.

“A este respeito, no caso do Rev. Ferroggiaro Dentone, a presente decisão disciplinar não constitui um obstáculo aos processos que, simultaneamente, decorrem no dicastério para a Doutrina da Fé, dada a situação clerical do arguido”, diz o texto.

O comunicado conclui ao dizer que “o papa Francisco juntamente com os bispos do Peru e dos lugares onde o Sodalício de Vida Cristã está presente, entristecidos pelo ocorrido, pedem perdão às vítimas e unem-se aos seus sofrimentos” e que, “da mesma forma, pedem a essa sociedade de vida apostólica que, sem mais demora, inicie um caminho de justiça e reparação”.

Em dia 30 de setembro, o Sodalício publicou um comunicado assinado por seu superior geral, José David Correa González, no qual diz aceitar com “humildade e obediência” a decisão do papa de expulsar vários dos seus membros e “renovar a sua adesão ao Vigário de Cristo e seu amor pela Igreja”.

O texto foi publicado depois de dez membros do Sodalício serem expulsos em 25 de setembro.

O Sodalício disse que vai continuar a “colaborar com as diversas instâncias de orientação e apoio que a Santa Sé nos indica” e reiterou o seu compromisso “com a escuta e o cuidado das vítimas, e com os processos de reparação através da justiça e da verdade”.

A sociedade diz que os sodálites vão continuar com o processo de renovação, “confiando no Senhor que nos sustentou ao longo destes anos e continuará a nos acompanhar sob os cuidados de Santa Maria, nossa Mãe”.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar