21 de novembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Papa Francisco não pretende publicar uma exortação pós-sinodal: o documento final vale por si mesmo

Papa Francisco durante uma congregação | Vatican Media / ACI Group

Na 17ª Congregação Geral, o papa Francisco e o presidente delegado concluíram os trabalhos da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, o Sínodo da Sinodalidade. O Documento Final será divulgado em breve e uma conferência de imprensa explicará aos jornalistas e ao mundo tudo o que foi decidido. Não haverá exortação apostólica pós-sinodal, disse o Papa Francisco.

O papa Francisco encerra oficialmente os trabalhos com um discurso que fala sobretudo do Espírito Santo, aquele que cria a harmonia. “O Senhor Ressuscitado chama a ser testemunhas do seu Evangelho com a nossa vida antes do que com as palavras. O bispo de Roma também precisa de praticar a escuta, aliás, quer praticar a escuta. A minha tarefa é guardar e promover a harmonia que o Espírito continua a difundir na Igreja de Deus. Todos somos convidados para o banquete, todos, ninguém fica de fora. A palavra-chave é harmonia. Harmonizar todas as diferenças. É nos dado amplificar a voz do Espírito Santo, abrir portas sem erguer muros. Que mal fazem os homens e as mulheres da Igreja quando erguem”, disse o Papa no seu discurso.

“Começámos esta assembleia sinodal a pedir perdão e a sentir vergonha. Não devemos ser rígidos, a rigidez é um pecado que tantas vezes entra nos clérigos, nos consagrados e nas consagradas. À luz do que foi dito, há e haverá decisões a tomar neste tempo de guerra, devemos ser testemunhas da paz. Por isso, não tenciono publicar uma exortação apostólica, basta o que aprovámos, há já indicações muito concretas que podem ser um guia para a missão das Igrejas nos diversos continentes. Ponho-a imediatamente à disposição de todos. Quero que seja publicada imediatamente, é esta a notícia. Não haverá, portanto, exortação apostólica pós-sinodal”.

“Quero assim reconhecer o valor do caminho sinodal percorrido, através deste documento que entrego ao povo fiel de Deus. Há necessidade de tempo para chegar a escolhas que envolvam toda a Igreja. Não se trata de adiar indefinidamente as decisões, mas do que corresponde ao estilo sinodal: escutar, convocar, decidir, avaliar. A pausa, a oração são necessárias. O Secretariado Geral do Sínodo ajudar-me-á nesta tarefa. Nem todos o lerão, serão sobretudo vós que o tornareis acessível às Igrejas locais. O que vivemos é um dom e não o podemos guardar para nós. Agora, que as palavras partilhadas sejam acompanhadas de atos”, comentou ainda o papa Francisco.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar