21 de novembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Bispo celebra missa em reparação depois de eucaristia ser roubada antes do Halloween na França

Eucaristia. Foto referencial. | Matea Gregg / Unsplash

O bispo de Bayeux e Liseiux, França, dom Jacques Habert, celebrou uma missa de reparação depois de um roubo sacrílego de hóstias consagradas e âmbulas numa igreja da diocese. O bispo disse sentir “indignação e raiva” e deu apoio à comunidade local.

Segundo o portal de notícias francês Ouest France, uma das âmbulas roubadas foi o único objeto preservado depois de um incêndio que devastou a igreja, que fica na região da Normandia, em 1944, na Segunda Guerra Mundial.

Dom Jacques Habert disse na segunda-feira (28) que celebraria uma missa na terça-feira (29) na igreja de Notre Dame de Vire, onde ocorreram os roubos. Segundo o jornal La Manche Libre, cerca de 120 pessoas participaram da missa.

Depois de dizer que o roubo é “uma profanação”, o bispo francês ofereceu suas orações pelos “autores deste sacrilégio em que, sem dúvida, não medem a gravidade do que cometeram. A gendarmaria já iniciou sua investigação”.

O bispo lamentou o ocorrido, que disse fazer parte do atual clima de “mais violência contra pessoas e bens”.

“Nunca devemos responder à violência com mais violência. Respondamos com oração”, disse dom Habert.

“Poucos dias antes da festa de Todos os Santos, convido todos vocês a meditar o Evangelho das Bem-Aventuranças: Bem-aventurados os que trabalham pela paz, porque serão chamados filhos de Deus. Peçamos ao Senhor que nos faça instrumentos da sua paz”, concluiu o bispo.

Roubo sacrílego na véspera do Halloween

Embora o bispo não tenha mencionado isso, o roubo da eucaristia ocorreu poucos dias antes da festa do Halloween, comemorada hoje (31), na véspera da Solenidade de Todos os Santos, que a Igreja celebra amanhã (1).

No livro Il fascino obscuro di Halloween (“O fascínio sombrio do Halloween”), o vice-presidente da Associação Internacional de Exorcistas (AIE), o padre Francesco Bamonte, diz que a festa marca, para os satanistas, o início do ano satânico.

Embora os que o celebram “não tenham intenção de celebrar a bruxaria e o demônio”, colocam-se “em comunhão com essa corrente espiritual maligna” e tornam-se “mais vulneráveis ​​às ações ordinárias e extraordinárias” do demônio, diz o exorcista italiano.

O padre diz também que no Halloween e na mesma época proliferam “atos de blasfêmia e sacrilégio contra a fé e os símbolos cristãos”, como o roubo de hóstias consagradas para serem utilizadas em rituais conhecidos como “missas negras”; além de tragédias como a de Seul, Coreia do Sul em 2022, quando 158 pessoas morreram ao celebrar o Halloween.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar