21 de novembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Série sobre “Santidade Brasileira” é lançada hoje pelo Movimento Aliança de Misericórdia

Cena do primeiro episódio da série “Santidade Brasileira” | Captura de vídeo

O Movimento Aliança de Misericórdia lançou hoje (1), dia em que a Igreja celebra a solenidade de Todos os Santos, o primeiro episódio da série “Santidade Brasileira”, que relata a história de santos e beatos “que viveram a fé de forma extraordinária no Brasil”, segundo o movimento.

“A santidade brasileira, uma expressão viva da fé, da coragem e do compromisso com o Evangelho no contexto de nossa terra. O Brasil, apesar de sua juventude como nação, tem um número crescente de santos e beatos reconhecidos pela Igreja Católica. Essas pessoas representam diversos contextos sociais e culturais, mostrando que a santidade é acessível a todos que buscam viver o Evangelho em plenitude”, diz o movimento.

O primeiro capítulo tem como tema “O Brasil precisa de santos”, frase dita pelo papa são João Paulo II no Brasil, em 8 de outubro de 1991, ao final de sua homilia da missa de beatificação de Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus, em Florianópolis (SC). O episódio tem a participação do delegado episcopal para a Causa dos Santos da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), dom Roberto Lopes, e do padre da Aliança de Misericórdia, João Fernando.

Dom Roberto Lopes disse neste primeiro episódio que, antes de João Paulo II, era comum um santo que vinha de uma vida religiosa, consagrada, um bispo, um papa, um cardeal. No pontificado de João Paulo II, isso se diversificou bastante. Ele próprio provocou o Brasil, dizendo que o país precisava de santos”.

O padre João Fernando Gonçalves falou que as palavras de são João Paulo II no Brasil “foram uma profecia, que vemos cada vez mais se realizando”, pois o papa “desejava ver santos nos altares, mas também no cotidiano, no escondimento, na vida de quem vive o Evangelho com radicalidade, amando a Deus sobre todas as coisas”.

A série lançará novos episódios a cada 15 dias. O segundo episódio será sobre santo Antônio de Sant'Anna Galvão, o primeiro santo brasileiro. Confira o primeiro episódio neste link.

A Aliança de Misericórdia é um movimento eclesial fundado pelos padres italianos Enrico Porcu, conhecido como João Henrique, e Antonello Cadeddu, e pela missionária italiana, consagrada celibatária Maria Paola do Cordeiro Imolado. O movimento foi criado em 1° de janeiro de 2000, em São Paulo, e abrange sacerdotes, leigos, homens e mulheres, solteiros e casados, que aderem a uma vida de oração e ação: ação evangelizadora e de promoção humana para com os mais pobres materialmente e espiritualmente. Em 15 de agosto de 2005, o movimento teve seu estatuto como Associação Privada de Fiéis Aliança de Misericórdia aprovado pelo então arcebispo de São Paulo, cardeal Cláudio Hummes.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar