21 de novembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

É preciso redescobrir a beleza do rosário, diz papa no 150° aniversário de Nossa Senhora de Pompeia

Santuário da Bem-Aventurada Virgem Maria do Santo Rosário em Pompeia, Itália. | Marco Rubino/Shutterstock

Para marcar a ocasião do 150º aniversário da chegada da imagem de Nossa Senhora do Rosário em Pompeia, Itália, celebrado em 13 de novembro do ano que vem, o papa Francisco encorajou os católicos a contemplar a vida de Cristo “através do olhar de Maria” no Jubileu da Esperança 2025.

“É providencial que o jubileu do quadro de Nossa Senhora de Pompeia coincida com o iminente Ano Jubilar, centrado em Jesus nossa esperança”, disse o papa ao arcebispo de Pompeia, dom Tommaso Caputo.

“O rosário, um instrumento simples ao alcance de todos, pode apoiar a renovada evangelização à qual a Igreja é chamada hoje”, disse Francisco.

“Estamos cientes de como é necessário redescobrir a beleza do rosário nas famílias e nos lares. Essa oração é uma ajuda para construir a paz, e é importante propô-la aos jovens para que não a ouçam como repetitiva e monótona, mas como um ato de amor que nunca se cansa de ser derramado”.

Imagem de Nossa Senhora de Pompeia no Santuário da Bem-Aventurada Virgem Maria do Santo Rosário em Pompeia, Itália. DyziO/Shutterstock

Além do 150º aniversário da chegada e veneração da imagem de Nossa Senhora do Rosário em Pompeia, o ano que vem também marca o 1.700º aniversário do concílio de Niceia.

“Com o XVII centenário do Concílio de Niceia (325), à qual deu particular ênfase ao mistério divino-humano de Cristo, à luz da Trindade, é belo redescobrir o Rosário, nesta perspectiva, para assimilar os mistérios da vida do Salvador”, disse o papa a dom Caputo.

Dom Caputo, que também é delegado pontifício do santuário da Bem-Aventurada Virgem Maria do Santo Rosário de Pompeia, disse à EWTN Vaticano que o rosário é “uma oração enraizada no Evangelho [e] na palavra de Deus”.

Cerca de 3 milhões de peregrinos viajam ao santuário da Bem-Aventurada Virgem Maria do Santo Rosário todos os anos para venerar a imagem de Nossa Senhora de Pompeia, que retrata a Mãe de Deus e o Menino Jesus entregando rosários a são Domingos e santa Catarina de Sena.

Ao chamar o fundador do santuário, o beato Bartolo Longo, de "um apóstolo do rosário" cuja fé foi revigorada pelo lema "Se busca a salvação, espalhe o rosário", o papa Francisco disse esperar que os católicos continuem seu "mais belo legado espiritual" em todo o mundo.

Segundo dom Caputo, a missão do beato Bartolo Longo de difundir a devoção a Nossa Senhora e ao rosário é conhecida mundialmente, “pois há muitas igrejas dedicadas a Nossa Senhora de Pompeia nas Américas, Ásia, Europa e até mesmo na África e no Oriente Médio”.

O papa falou também sobre a necessidade das pessoas de “encontrar conforto e esperança no doce rosto da Mãe Celeste”.

“Que o Senhor fale novamente hoje, à humanidade necessitada de redescobrir o caminho da harmonia e da fraternidade, através da mensagem de Nossa Senhora de Pompeia”, disse Francisco.

“Espero que seus numerosos devotos espalhados pelo mundo se adiram cada vez mais fielmente ao Senhor, dando testemunho aos seus irmãos e irmãs, especialmente aos mais necessitados”, concluiu o papa.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar