3 de dezembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Diocese de Camaçari terá seis igrejas de peregrinação no Jubileu 2025

Dom Dirceu de Oliveira definiu seis igrejas de peregrinação no Jubileu 2025 na diocese de Camaçari (BA) | Instagram/Diocese de Camaçari

O bispo de Camaçari (BA), dom Dirceu de Oliveira Medeiros, estabeleceu no dia 9 de novembro os lugares de peregrinação da diocese. “Estabeleço uma Igreja em cada Forania onde os fiéis poderão lucrar as indulgências anexas a este jubileu, depois de cumpridas as condições estabelecidas pela Santa Igreja, a saber: confissão, comunhão e oração nas intenções do Santo Padre”, declarou o bispo.

Dom Dirceu de Oliveira definiu seis igrejas de peregrinação na diocese: a catedral São Thomaz de Cantuária, em Camaçari; a igreja de São Sebastião, em São Sebastião do Passé; a igreja São Miguel, em Simões Filho; o santuário de Nossa Senhora das Candeias, em Candeias; a igreja do Divino Espírito Santo, em Abrantes e a capela Menino Jesus, onde vivem os irmãos em situação de rua na Fazenda Natal, administrada pela Obra Lúmen.

O bispo disse em seu decreto que “este jubileu, convocado pelo sucessor de Pedro, comemora os 25 anos da celebração do ano santo do ano 2000 e “deseja ser, para todos, um momento de encontro vivo e pessoal com o Senhor Jesus, “porta” de salvação (Jo10,7.9), que a Igreja tem por missão anunciar sempre, em toda parte e para todos, como sendo a “nossa esperança” (1Tm 1,1- Bula, nº1)”.

Ele também informou que no último domingo do ano, “29 de dezembro” iniciará o novenário do padroeiro da diocese de Camaçari, “são Thomaz de Cantuária, em união com o papa Francisco e com a Igreja inteira, na catedral”, onde celebrará “a santa missa como abertura solene do Ano Jubilar, tempo de graça que se encerrará no dia 28 de dezembro de 2025”. Além disso, ele destacou que, este Ano Santo “conduzirá à celebração dos 15 anos de criação e instalação” da diocese de Camaçari, criada em 15 de dezembro de 2010.

O bispo exortou “o povo católico a se aproximar do trono da graça e da misericórdia que é o sacramento da reconciliação”. Aos padres, exortou “a criarem horários e ocasiões para favorecer o atendimento de confissões”. Além disso, pediu para as paróquias da sua diocese que “desenvolvam os temas de suas festas em sintonia com o ano jubilar e promovam atividades catequéticas, missionárias e caritativas que possam favorecer a participação ativa do povo de Deus”.

“Que a luz da esperança cristã chegue a cada pessoa como mensagem de Deus dirigida a todos” (Bula, nº 6).  Invoco aquela que se alegrou no Senhor e que é chamada “Cheia de Graça” e “a mais afetuosa das mães”, que nunca abandona os seus filhos” (Bula, nº 24),  a Senhora das Candeias e o glorioso são Thomaz de Cantuária, nosso padroeiro, que “foi capaz de renunciar à própria vida para não trair o seu Senhor” (Bula, nº 20), para que nos acompanhem neste caminho de crescimento na fé e na experiência do vivo amor de Deus”, rogou dom Dirceu.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar