18 de dezembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Um dos 21 futuros cardeais foi consagrado arcebispo na Índia

Dom George Jacob Koovakad (centro) com o papa Francisco e Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, na viagem papal à Hungria em 2021. | Crédito: Vatican Media.

Dom George Jacob Koovakad, um dos 21 futuros cardeais que serão criados pelo papa Francisco no consistório de 7 de dezembro no Vaticano, foi consagrado arcebispo na Índia, seu país natal.

Segundo o Vatican News, site oficial de notícias da Santa Sé, dom Koovakad, encarregado das viagens papais e funcionário da Secretaria de Estado da Santa Sé, foi consagrado arcebispo titular de Nisibi dos Caldeus, na catedral siro-malabar de Santa Maria, em Changanacherry, estado de Kerala, Índia.

A Igreja tem mais de 20 ritos orientais, todos em comunhão com o papa. O novo arcebispo pertence ao rito siro-malabar, surgida com são Tomé apóstolo, que é a maior Igreja Católica Oriental da Índia.

O rito de consagração episcopal de dom Koovakad foi conduzido pelo arcebispo-mor dos siro-malabares, dom Raphael Thattil.

Os outros consagrantes foram o arcebispo de Changanacherry, dom Thomas Tharayil; e dom Edgar Peña Parra, substituto para assuntos gerais da Secretaria de Estado da Santa Sé.

O arcebispo-mor dos Siro-Malankars, outro rito oriental na Índia, cardeal Cleemis Baselios, fez a homilia. Também participaram alguns colaboradores escritório da Secretaria de Estado que organiza as viagens papais.

No final da missa, dom Peña Parra manifestou, em nome do secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, disse que a criação cardinalícia do novo arcebispo é um “claro reconhecimento da fé e da bondade de toda a Igreja na Índia”.

Quem é o novo arcebispo e futuro cardeal da Índia?

Dom George Jacob Koovakad nasceu em Chethipuzha, Índia, em 11 de agosto de 1973. Tem 51 anos e será um dos mais jovens cardeais do Colégio Cardinalício.

Foi ordenado sacerdote em 24 de julho de 2004, incardinando-se na arquieparquia de Changanacherry. Depois de se formar em Direito Canônico, entrou para o serviço diplomático da Santa Sé em 1º de julho de 2006.

Trabalhou nas nunciaturas da Argélia, Coreia, Irã e Costa Rica. Desde 10 de julho de 2020 exerce funções na Secretaria de Estado, na seção de Assuntos Gerais.

Em 2021, o papa Francisco o encarregou de organizar viagens papais.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar