Dec 18, 2024 / 08:37 am
O papa Francisco e o presidente da França, Emmanuel Macron, se encontraram no último domingo (15) na visita do papa à ilha francesa da Córsega, em que falaram sobre preocupações internacionais e sobre a importância de manter o senso de humor.
A reunião privada, que durou 40 minutos, ocorreu em uma sala no aeroporto Napoleão Bonaparte de Ajaccio, capital da ilha, onde os dois líderes falaram sobre várias questões internacionais urgentes, como conflitos na Terra Santa, no Líbano e na Ucrânia.
Ambos disseram querer um cessar-fogo imediato em Gaza e falaram sobre a situação na Síria, ao defender uma transição política “justa e inclusiva” que proteja as minorias.
Na troca de presentes, Macron deu ao papa com um livro sobre a catedral de Notre-Dame de Paris, e Francisco deu com medalhas papais e documentos do magistério da Igreja. O papa pediu especificamente que Macron lesse sua exortação apostólica Gaudete et Exultate , ao destacar a passagem que cita a oração de são Tomás More por senso de humor.
“Senhor, dá-me senso de humor. Conceda-me a graça de entender uma piada, de descobrir na vida um pouco de alegria e de poder compartilhá-la com os outros”, diz a oração, que o papa Francisco disse anteriormente ser “muito bonita” e que a reza diariamente.
A reunião ocorreu só uma semana depois da catedral de Notre-Dame de Paris reabrir em 7 de dezembro, evento ao qual o papa não compareceu. Em vez disso, ele fez um consistório no Vaticano, em que criou 21 novos cardeais no mesmo dia.
A breve visita marcou a 47ª viagem apostólica de Francisco ao exterior. Mais cedo, no último domingo, o papa participou de uma conferência sobre piedade popular na região do mar Mediterrâneo, em que defendeu o “secularismo saudável” que promove ação política sem instrumentalizar a religião.
Rompendo com a tradição, o papa Francisco não deu uma entrevista coletiva a jornalistas a bordo de seu avião na viagem de volta a Roma. Francisco, no entanto, agradeceu à imprensa por sua presença e falou sobre a Córsega ser uma terra “de crianças” ao dizer: “Fiquei feliz em ver um povo que faz crianças: Esse é o futuro”.
O papa completou ontem (17) 88 anos de idade.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar