Jan 6, 2025 / 14:49 pm
Um bispo austríaco que teve papel fundamental na formação da televisão católica nos países de língua alemã morreu no último dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, aos 81 anos.
O bispo-auxiliar emérito de Salzburgo, Áustria, dom Andreas Laun, estava "intimamente conectado com a história da EWTN desde o início", disse Martin Rothweiler, diretor de programas da EWTN Alemanha.
“Nos despedimos de um homem de fé cujo compromisso com a Igreja, a vida e a evangelização deixa um legado duradouro”, disse Rothweiler.
Figura fundamental
“O bispo Andreas Laun estava intimamente ligado à história da EWTN desde o início. Como o primeiro presidente da comissão de programa, ele moldou significativamente o desenvolvimento da emissora de televisão católica na Alemanha em seus primeiros dias”, disse Rothweiler.
O bispo criou algumas das primeiras produções em língua alemã na EWTN, como a série “Na Luz da Fé”, que fazia uma abrangente introdução à doutrina da Igreja.
Dom Andreas Laun nasceu em Viena, Áustria, em 13 de outubro de 1942. Depois de estudar filosofia, Laun entrou para os oblatos de São Francisco de Sales. Ele foi ordenado padre em 1967 e serviu em várias funções pastorais. Ele obteve seu doutorado em teologia moral em 1973 e completou sua habilitação em 1981.
Dom Laun foi bispo-auxiliar na arquidiocese de Salzburgo de 1995 até 2017, ano em que completou 75 anos, idade de aposentadoria de bispos.
Rothweiler falou sobre o “compromisso inabalável de Laun em proteger a vida não nascida” e o descreveu como “uma voz profética” na defesa da ética cristã, do casamento e da família em tempos de mudança social.
“Ao mesmo tempo, ele sempre foi comprometido com o diálogo inter-religioso e a liberdade religiosa”, diz o diretor de programas.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar