8 de janeiro de 2025 Doar
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Como surgiu a porta santa e por que ela existe na Igreja

Peregrinos cruzam a porta santa da basílica de São Paulo Fora dos Muros, em Roma. | Daniel Ibáñez - ACI Prensa

O Ano Jubilar e as portas santas são tradições profundamente enraizadas na história da Igreja. Mas de onde vêm as portas santas e que significado têm elas para os fiéis?

O padre Edward McNamara, especialista em liturgia e professor de teologia no Pontificio Ateneo Regina Apostolorum, em Roma, falou sobre sua origem e propósito à EWTN News .

Uma origem histórica e espiritual

O conceito de porta santa tem as suas raízes no século XV, na basílica de São João de Latrão, catedral de Roma.

Segundo o padre McNamara, o conceito poderia ter origem numa porta da própria basílica, onde criminosos poderiam encontrar asilo político, protegendo-se da polícia ou dos juízes.

“Tanto que o papa, num determinado momento, para evitar abusos, começou a murá-la e a cobri-la”, diz o padre McNamara, sugerindo que, com o tempo, a porta começou a adquirir um simbolismo mais espiritual.

Esse significado espiritual foi consolidado na basílica de Santa Maria di Collemaggio em L'Aquila, Itália, basílica construída em 1288 por vontade do papa Celestino V, onde começou a tradição de abrir uma porta especial em determinados momentos.

“A partir daí, no ano de 1300, o papa Bonifácio VIII se inspirou para estabelecer também a ideia da porta santa para um Jubileu”, diz o padre.

Desde então, a travessia da porta santa tem sido associada a um Jubileu “puramente espiritual”, no qual os fiéis, reunindo certas condições, podem libertar-se do peso do pecado e iniciar uma vida renovada de proximidade com Deus.

Mais que um ato simbólico

Embora a travessia da porta santa seja uma manifestação externa, o seu verdadeiro significado está na disposição interior do fiel. O padre McNamara disse que “passar pela porta santa é só uma manifestação externa de algo que está acontecendo dentro”.

Ao cruzar essa porta, o peregrino evoca o que diz o capítulo 10 do Evangelho de são João: “Eu sou a porta: quem entrar por mim será salvo e poderá entrar e sair, e encontrará pastagens”.

Por isso, o papa Francisco disse que a peregrinação à porta santa “é um convite a cumprir uma passagem, uma Páscoa de renovação, a entrar naquela vida nova que o encontro com Cristo nos oferece”.

Indulgência plenária e desapego do pecado

A graça do Jubileu inclui a indulgência plenária, que representa a remissão da pena temporal associada ao pecado. No entanto, o padre McNamara diz que esse processo exige também um compromisso interior: “A Igreja pede que não haja apego ao pecado. A fraqueza humana é uma coisa... e estar apegado a um tipo de pecado, mesmo que seja venial, é outra”.

Esse desapego implica uma renúncia sincera ao pecado, mesmo que a pessoa tenha consciência da sua fragilidade.

“Você sabe que pode cair novamente, mas não quer pecar novamente nessa área”, disse o padre ao enfatizar que se trata de “estar livre do apego”.

Segundo o liturgista, “a primeira coisa que é necessária” para obter uma indulgência “é fazer uma boa confissão de todos os pecados desde a última Confissão”. Também é fundamental receber a Sagrada Comunhão, participar na Santa Missa e rezar pelas intenções do papa, que podem incluir “um credo, algumas Ave-Marias, um Pai Nosso, uma dezena do Rosário, algo muito simples”, disse o padre.

Em última análise, a porta santa simboliza a abertura a Cristo e a possibilidade de uma conversão profunda. Como disse o padre McNamara, “o que a indulgência faz é limpar-nos, tornar-nos saudáveis ​​novamente, para que possamos começar do zero a nossa luta para seguir a Cristo e a nossa batalha para viver”.

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