8 de janeiro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Resolução que aprova aborto em vítimas de estupro de até 14 anos é publicada no Diário Oficial

A presidente do Conanda, Marina de Pol Poniwas, na 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF), em 3 de abril de 2024 | Clarice Castro/MDHC

A resolução que autoriza o aborto em qualquer mês de gravidez em meninas de até 14 anos grávidas em decorrência de estupro entrou em vigor hoje (8), com a publicação da norma no Diário Oficial da União (DOU) feita pelo Governo Federal. No ordenamento jurídico brasileiro, todo ato sexual com menor de 14 é um estupro presumido.

A resolução do Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (Conanda), órgão do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, foi aprovada no dia 23 de dezembro, por 15 votos a 13. Os 13 votos contrários foram de membros do conselho nomeados pelo governo. Os demais são de organizações não-governamentais.

A publicação da resolução havia sido suspensa no dia 26 de dezembro pelo juiz federal, Leonardo Tocchetto Pauperio, plantonista da Seção Judiciária do Distrito Federal, a pedido da senadora Damares Alves (Republicanos-DF). 

Damares Alves afirmou em suas redes sociais que vai recorrer da decisão do desembargador federal do Tribunal Regional da Primeira Região (TRF-1), Ney Bello que autorizou a publicação da resolução do Conanda.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar