Homem é acusado de tentar agredir padre em paróquia no Canadá

Homem ataque padre em paróquia no Canadá Homem ataca padre na paróquia do Espírito Santo em Winnipeg, Canadá, em 9 de fevereiro de 2025. | Cortesia do jornal The Catholic Register

Um homem de 50 anos de Winnipeg, Canadá, foi acusado de agressão com arma, porte de arma e perturbação de uma reunião de pessoas depois de interromper uma missa noturna em 9 de fevereiro na paróquia do Espírito Santo em Winnipeg, na província de Manitoba, Canadá.

 

Segundo o depoimento do Serviço Policial de Winnipeg (WPS, na sigla em inglês) — confirmado pelo vídeo do incidente que divulgado online — o suspeito, Pawel Olownia, se aproximou e tentou esfaquear o pároco da igreja, de 38 anos, com uma faca perto do altar. O padre gritou e recuou, evitando o ataque.

 

“Quando o suspeito se aproximou do pároco, felizmente ele conseguiu ver, quer tenha visto que havia uma faca ou seu sexto sentido foi ativado, e ele conseguiu evitar ser atacado pelo suspeito”, disse o policial Stephen Spencer, oficial de informação pública da WPS, aos meios de comunicação locais.

 

Imediatamente depois do padre escapar ileso, e como o vídeo mostrou, "o suspeito enfiou a faca no altar antes de se sentar numa cadeira na parte de trás do altar", disse a WPS em comunicado à imprensa.

 

Um membro da Real Polícia Montada do Canadá que estava de folga trabalhou com outros membros da congregação para deter Olownia até que a polícia chegasse para prendê-lo.

 

Os investigadores não encontraram uma ligação anterior entre o agressor e sua vítima pretendida, nem um motivo para o incidente. O padre teria dito que nunca havia encontrado o homem antes.

 

“Estou aqui há 23 anos e essa é a primeira vez que vejo esse tipo de incidente numa igreja, então é bem diferente, com certeza, e muito alarmante”, disse Spencer.

 

“A arquidiocese de Winnipeg está ciente do incidente de tentativa de esfaqueamento na missa das 18h de ontem na Paróquia do Espírito Santo em Winnipeg. O homem foi levado sob custódia e aguardamos a decisão do juiz. Estamos gratos que ninguém tenha se ferido”, disse a arquidiocese de Winnipeg ao jornal católico canadense The Catholic Register em 10 de fevereiro.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar