Polônia vence Campeonato Europeu de Futsal de Padres Católicos

Bola de futebol Bola de futebol. Imagem referencial. | Pixabay / Domínio público.

O Campeonato Europeu de Padres Católicos de Futsal acaba de celebrar sua 17ª edição em Kisvárda, Hungria.

Os padres poloneses venceram a competição que contou com a participação de cerca de 200 padres de 14 países europeus. A Eslováquia ficou em segundo lugar, e os padres croatas ficaram em terceiro lugar.

A competição, um dos maiores eventos esportivos do mundo cristão, começou em 2003 na Áustria. Desde então, o evento é organizado todos os anos num país diferente. Em 2023, depois de uma pausa devido às restrições impostas para combater a pandemia de COVID-19, o campeonato ocorreu na Romênia e foi feito na Polônia no ano passado.

Os participantes são de países como Albânia, Áustria, Bósnia-Herzegovina, República Tcheca, Croácia, Hungria, Itália, Cazaquistão, Kosovo, Montenegro, Polônia, Portugal, Sérvia e Eslováquia.

Nos dias do campeonato, os padres trocam experiências pastorais e encaram o evento como uma oportunidade de aprofundar e divulgar sua fé, além do âmbito esportivo.

O padre Žinić, da Croácia, disse à mídia local que eles são padres “e depois jogadores de futebol, não jogadores de futebol que são padres”.

“Por isso, em nossos encontros, o clima sacerdotal fica evidente, mostrando o que representamos”, disse Žinić.

A cerimônia de inauguração para este ano foi feita em 10 de fevereiro, liderada pelo núncio apostólico na Hungria, dom Michael Wallace Banach.

As fases classificatórias e a final ocorreram em 13 de fevereiro, no ginásio de esportes de Kisvárda. A cidade de Lublin, Polônia, vai sediar o campeonato do ano que vem.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar