Feb 21, 2025 / 09:31 am
O arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, proibiu “a venda e o consumo de bebidas alcoólicas nas quermesses e outros eventos organizados e promovidos pelas igrejas, movimentos, pastorais ou serviços no território da arquidiocese”.
O decreto sobre o uso de bebidas alcoólicas nos eventos da Igreja foi assinado pelo arcebispo, que é o segundo vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e publicado ontem (20).
Segundo o documento, a medida considerou “o ensinamento da Igreja Católica sobre a virtude da temperança que leva a evitar toda espécie de excessos”.
O decreto cita o documento 100 da CNBB, Comunidade de comunidades: uma nova paróquia. Esse documento diz que: “Especialmente nas festas de padroeiros e outros eventos religiosos, a venda de bebidas alcoólicas contrasta com os programas de defesa da vida e combate à drogadição que a Igreja promove. Uma das drogas mais ameaçadoras da sociedade é o álcool”. O texto da conferência diz ainda que “é urgente a conversão das comunidades paroquiais para evitar o contratestemunho de promover o consumo de álcool em quermesses ou outras atividades recreativas da comunidade”.
Dom Paulo diz no decreto que a decisão foi tomada depois de uma reflexão feita em outubro do ano passado, na primeira sessão do sínodo arquidiocese, e em fevereiro deste ano, na reunião do clero.
Outras dioceses proibiram bebidas alcoólicas
A arquidiocese de Olinda e Recife não é a única a proibir o consumo e venda de bebidas alcoólicas em suas festas.
O arcebispo de Fortaleza (CE), dom Gregório Paixão, proibiu, em janeiro deste ano, “o uso e comercialização de bebidas alcoólicas em todas as festas, eventos ou celebrações promovidas no território” arquidiocesano.
Em novembro do ano passado, o arcebispo de Santa Maria (RS), dom Leomar Brustolin, publicou uma nota sobre decisões referentes ao Jubileu da Esperança. “A medida mais contundente”, disse, é a de postura de toda a arquidiocese “neste Ano Santo em não promover ‘reuniões dançantes’ nas festas dos padroeiros das comunidades, bem como a não comercialização de bebidas alcoólicas em todos os eventos da Igreja Católica”.
O bispo de Limoeiro do Norte (CE), dom André Vital Félix da Silva, adotou a mesma medida em janeiro de 2024. Na ocasião, ele publicou dois decretos, proibindo a venda e o consumo de bebidas alcoólicas, os jogos de azar, como bingos, rifas ou sorteios nos espaços da comunidade eclesial em eventos beneficentes ou de confraternizações das igrejas da diocese.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar