Feb 23, 2025 / 16:19 pm
A Sala de Imprensa da Santa Sé disse hoje (23) que o estado de saúde do papa Francisco ainda é “crítico”, embora tenha dito que “não houve crise respiratória” desde ontem (22) à noite.
A equipe médica disse que Francisco ainda precisa usar duas pequenas cânulas que são introduzidas por ambas as narinas com oxigênio de alto fluxo.
O episódio que o deixou com falta de ar na noite passada foi causado por bronquite asmática crônica e pneumonia bilateral, que exigiram o uso de máscara de oxigênio para estabilizá-lo.
O relatório médico, o décimo desde que Francisco foi internado no Hospital Policlínico Gemelli, em Roma, em 14 de fevereiro de 2025, disse também que o papa Francisco “foi submetido a duas unidades de hematologia concentrada por transfusão, com benefícios e um retorno do valor da hemoglobina”.
O papa precisou dessas medidas ontem (22) para neutralizar a queda de plaquetas associada à anemia.
A plaquetopenia do paciente, distúrbio hematológico caracterizado por uma contagem de plaquetas anormalmente baixa, também foi considerada "estável".
Insuficiência renal em estágio inicial
Segundo a equipe médica, novos exames de sangue feitos hoje (23) mostram “insuficiência renal inicial leve, que está sob controle”.
"O Santo Padre continua vigilante e bem orientado, embora a complexidade do quadro clínico e a espera necessária para que as terapias farmacológicas deem algum retorno fazem com que o prognóstico permaneça cauteloso", disse a Santa Sé.
Apesar de seu estado grave, Francisco compareceu à missa hoje pela manhã com a equipe médica e os profissionais de saúde que estão cuidando dele em sua internação hospitalar.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar