Estamos felizes em ouvir sua voz, diz pároco de Gaza depois de falar com papa Francisco

Padre Gabriel Romanelli em vídeo do Patriarcado Latino de Jerusalém O padre Gabriel Romanelli, IVE, pároco da única igreja católica da Faixa de Gaza, recebeu ontem (25) uma ligação do papa Francisco, que está internado no Hospital Gemelli, em Roma. | Captura de tela/Patriarcado de Jerusalém

O padre Gabriel Romanelli, IVE, pároco da única igreja católica da Faixa de Gaza, conseguiu falar ontem (25) à tarde com o papa Francisco, apesar do papa permanecer internado  no Hospital Gemelli, em Roma, em estado crítico com pneumonia bilateral. O padre falou sobre a alegria para toda a comunidade que “é ouvir a voz” de Francisco.

“Como tem feito todos os dias desde o início dessa terrível guerra, o papa Francisco nos ligou mais uma vez para nos mostrar sua proximidade, para rezar por nós e nos dar sua bênção”, disse o pároco em mensagem de vídeo publicada no site do Patriarcado Latino de Jerusalém.

“Como paróquia da Sagrada Família de Gaza, que pertence ao Patriarcado Latino de Jerusalém, estamos felizes em ouvir sua voz”, disse o padre.

O prédio paroquial, a única igreja católica na Faixa de Gaza, virou abrigo improvisado no início da guerra em outubro de 2023 entre o grupo terrorista islâmico Hamas e as Forças de Defesa de Israel.

 

No local, agora, vivem 500 pessoas. A maioria delas é cristã; ortodoxa, protestante e católica, mas a paróquia também acolheu cerca de 50 crianças muçulmanas com deficiência, junto com suas famílias.

Para o padre Romanelli, as ligações diárias do papa Francisco, que só foram interrompidas quando o papa sofreu uma crise respiratória prolongada na manhã de sábado (22), que obrigou os médicos a conectá-lo ao oxigênio com máscara, "são sempre reconfortantes".

Acima de tudo, “sabendo que, apesar do seu delicado estado de saúde, ele continua a pensar e a rezar por todos, pela paz em Gaza”, disse o pároco no vídeo gravado em inglês. O padre também agradeceu ao papa por suas “orações constantes”.

“Elas nos dão grande alegria, mesmo em meio a tantas provações. Estamos acompanhando todas as informações sobre a saúde do papa, como todos vocês, pelos canais oficiais da Santa Sé", disse Romanelli.

Por fim, o padre pediu orações pelo fim da guerra e “pela paz em toda a Terra Santa e em todo o Oriente Médio”.

“Que Deus os abençoe”, disse o pároco.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar