Mar 1, 2025 / 16:08 pm
A Sala de Imprensa da Santa Sé informou hoje (1) à tarde que o estado de saúde do papa Francisco permanece estável e que não há repetição da crise respiratória que sofreu ontem (28). Os médicos ainda precisam de pelo menos 24h para avaliar como este episódio afeta o seu estado geral de saúde.
O papa Francisco sofreu uma crise isolada de broncoespasmo na tarde de ontem (28), o que causou um repentino agravamento do seu quadro respiratório.
Esta situação também resultou em um episódio de vômito com aspiração, o que agravou o seu quadro. Ele foi submetido a broncoaspiração e iniciou a ventilação mecânica não invasiva, respondendo bem ao tratamento.
Depois deste episódio, o papa passou a noite tranquila. Na última atualização desta tarde, a Sala de Imprensa da Santa Sé afirmou que o “prognóstico permanece reservado” e que o papa, de 88 anos, “alternou entre ventilação mecânica não invasiva e longos períodos de oxigenoterapia de alto fluxo, sempre mantendo uma boa resposta à troca gasosa".
Além disso, o papa continua sem febre e “não apresenta leucocitose”, que é o aumento anormal do número de glóbulos brancos no sangue, sinal de inflamação ou infeção.
O boletim divulgado hoje à tarde diz ainda que “parâmetros hemodinâmicos sempre se mantiveram estáveis" e "ele continuou a se alimentar sozinho e fez fisioterapia respiratória regularmente, cooperando ativamente".
“O santo padre está sempre vigilante e orientado. À tarde, ele recebeu a Eucaristia e depois se dedicou à oração”, concluiu o comunicado.
Fontes do Vaticano destacaram que o papa rezou durante 20 minutos na capela privada e continua de bom humor, apesar do seu quadro clínico continuar complexo.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar