Mar 2, 2025 / 15:43 pm
O quadro clínico do papa Francisco “permaneceu estável” durante todo o dia, informou a Sala de Imprensa da Santa Sé na tarde de hoje (2). Com isso, os médicos confirmam que não há consequências diretas em seu estado de saúde depois da crise respiratória sofrida na última sexta-feira, 28 de fevereiro.
O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, confirmou que o papa Francisco “não precisou de ventilação mecânica não invasiva, mas apenas de oxigenoterapia de alto fluxo” e “ está apirético”, ou seja, sem febre.
Este é o segundo dia consecutivo que o papa está estável, depois de uma crise de broncoespasmo que provocou um episódio de vômito com aspiração e o obrigou a receber ventilação mecânica não invasiva.
Os médicos já tinham indicado ontem (1) que a crise tinha sido superada e que os exames não revelavam leucocitose, o aumento anormal do número de glóbulos brancos no sangue que indica uma infecção.
“Esta manhã, o santo padre participou da santa missa com aqueles que estão cuidando dele durante esses dias de hospitalização, e depois alternou descanso e oração”, diz o comunicado vespertino de hoje.
O seu quadro clínico continua sendo complexo e, por isso, o prognóstico permanece reservado. O papa não está fora de perigo e fontes do Vaticano ressaltam que sua complexidade também pode levar a outras crises.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar