Na hora da morte, os que estão totalmente limpos de pecado vão ao céu para sempre. Os que morrem em graça de Deus, mas com alguma mancha de pecado ou dívida pelos pecados perdoados, antes vão ao Purgatório para purificar-se totalmente.
Os que morrem em pecado mortal, e portanto separados de Deus, vão ao Inferno, onde serão castigados eternamente por ter rejeitado a Deus.
O que é o juízo particular?
O juízo particular é o que Deus faz ao homem, imediatamente depois de sua morte, para dar-lhe prêmio ou castigo segundo suas obras.
Em que consiste o Céu?
O céu consiste e ver, amar e possuir definitivamente a Deus, gozando de seu infinito bem e, com Ele, de todos os demais bens sem mistura de mal algum.
Quem vai para o céu?
Vai ao céu os que morrem em graça de Deus.
A que a Igreja chama Purgatório?
A Igreja chama Purgatório à purificação dos que morrem em graça de Deus, sem ter satisfeito por seus pecados; com um castigo diferente ao dos condenados, se prepara para entrar no céu.
Como podemos ajudar às almas do purgatório?
Podemos ajudar às almas do purgatório com orações, boas obras, indulgências, e especialmente com a Santa Missa.
O que é o Inferno?
O Inferno é a privação definitiva de Deus e a condenação pelo fogo eterno com o sofrimento de todo mal sem mistura de bem algum, porque não há amor, mas solidão eterna.
Quem vai ao inferno?
Vão ao inferno os que morrem em pecado mortal, porque rejeitaram a graça de Deus.
O que é o juízo universal?
O juízo universal é o juízo público que Jesus Cristo fará de todos os homens no fim do mundo.