Titulo V: Organização da cura de Almas

A Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, consciente da importância fundamental que tem uma ordenada e efetiva organização da cura de almas para a vida católica do povo e, portanto, para a conservação do caráter católico dos Países Latino-americanos:

53. Estima oportuno recordar como idéia básica nesta matéria, que a forma tradicional da cura de almas segue sendo insubstituível e que, por conseguinte, deve manter-se e vigorar-se, adaptando-a às exigências do momento presente, sem deixar de recorrer aos meios novos provados como eficazes no trabalho de evangelização e às formas extraordinárias de apostolado que pareçam aconselháveis .

54. Considera que é imprescindível a elaboração de cada Diocese, por parte dos Bispos, de um ordenado programa de apostolado, tomando sempre como base o plano cheio de sabedoria e experiência contendo no Código de Direito Canônico, e tendo também em conta a ajuda eficaz que podem prestar os religiosos e religiosas.

55. Deseja vivamente recordar e sublinhar a importância proeminente que compete à Paróquia, célula básica do Corpo Místico de Cristo, como centro propulsor e coordenador de apostolado para o pleno e harmônico desenvolvimento de toda a ação apostólica .

56. Expressa seu vivíssimo anseio de que os párocos, que participam do poder do Bispo de santificar, ensinar e governar, procurem:

1) Santificar, buscando o progresso espiritual de seus fiéis:

a) com a administração assídua dos Sacramentos, especialmente a Confissão e a Eucaristia;

b) promovendo a assistência freqüente e ainda diária à Santa Maria, com o emprego de meios aptos para favorecer a consciente participação dos fiéis ao Santo Sacrifício;

c) com um reflorescimento da devoção a Maria Santíssima, Mãe e Rainha do Continente Americano.

d) Com a intensificação da vida litúrgica e das genuínas formas de piedade e devoção cristãs, cuidando zelosamente de retrair aos fiéis de qualquer prática ou manifestação supersticiosa.

2) Ensinar, procurando dirigir todo seu cuidado a instruir ao povo nas verdades da fé e nos preceitos da moral, para que a mensagem de Cristo seja amplamente conhecido por todos e não possam os inimigos da Igreja semear a dúvida e a indiferença nas almas dos fiéis, ou ainda levá-los até a apostasia; por conseguinte, poderão os párocos particular empenho em iluminar as inteligências por meio de:

a) a pregação metódica, clara e adequada da palavra de Deus, sobretudo na homilia da Santa Missa, e mediante outros, missões, novenas, meses marianos e do Sagrado Coração, etc., sabendo que se quer resolver o gravíssimo problema da ignorância religiosa, a pregação há de ser por excelência didática, com uma tendência firme e decidida a dar ao povo um corpo claro de doutrina católica e um conhecimento da moral, de tal forma que os fiéis saibam bem o que devem crer e o que devem praticar;

b) a catequese;

c) a organização de Círculos de estudos, Conferências, etc., e também, a utilização dos meios modernos de propaganda que sejam acessíveis - como o rádio, a imprensa, etc. - com a finalidade sobretudo de dar um conhecimento mais completo e profundo de pontos particulares de doutrina e de moral, como são os que se referem à questão social e a outros problemas da atualidade.

3) Governar a seus fiéis:

a) fazendo cumprir, com a firmeza e prudência necessárias, as disposições da Igreja;

b) organizando e orientando para objetivos concretos as Associações paroquiais;

c) preparando e formando apóstolos abnegados, decididos e entusiastas, capazes de realizar êxitos as atividades, o bem das almas, que correspondem aos leigos, e de opor-se com eficácia às forças do mal;

d) preocupando-se com particular afinco em fomentar, descobrir e cultivar as vocações ao estado sacerdotal e religioso

57. Pelo que se refere em particular ao importantíssimo tema da instrução catequética, permite-se chamar atenção dos Exmos. Ordinários:

1) sobre a necessidade de que, nesta matéria , cumpra-se fielmente a sábia e fecunda legislação canônica em particular com respeito a:

a) a criação da Oficina Catequética Diocesana, que segundo as disposições da Santa Sé, deve ser organizada em cada Diocese;

b) a ereção em cada paróquia da Confraria da Doutrina Cristã.

2) Sobre a oportunidade de recorrer a todos os meios aptos aconselhados pela experiência, para melhor organizar, e fazer efetivo o trabalho catequético nas Dioceses e Paróquias, sugerindo em particular:

a) A edição e distribuição de catecismos, podendo ser de texto único e que leve em
conta as exigências do método cíclico-intuitivo, conforme os aportes da moderna
pedagogia catequética

b) A organização, com caráter diocesano, se for possível ou ao menos nacional, de Armazens Catequísticos que se encarreguem subministrar às paróquias todo material adequado para o ensinamento e propaganda do Catecismo

c) A instituição do "Dia Catequético" ou festa da Doutrina Cristã, que deve celebrar-se com a máxima solenidade e esplendor para ensinar ao povo - pais de família, educadores, etc.- suas obrigações neste assunto, para alcançar ajuda para as obras de catequese para fazer propaganda do material catequético, etc.

d) A constituição de Escolas Catequéticas, onde ponha especialíssimo interesse na formação dos que, solidamente preparados e conscientes de sua importantíssima missão, devem ensinar logo o catecismo ao povo; e onde isto não seja possível, a organização de cursos para preparar catequistas que, além dos sacerdotes e religiosos, possam ajudar ao pároco no ensino do Catecismo ;

e) A fundação em todos os Seminários Maiores, segundo as disposições do Código de Direito Canônico, de cadeiras de Pedagogia Catequética, dando-lhes a importância relevante que têm e procurando que os estudos sejam verdadeiramente frutuosos.

3) Sobre a obrigação de cuidar que nas escolas e colégios católicos se dê a devida importância às aulas de religião e de aproveitar também todas as possibilidades para organizar o ensino religioso ainda nas escolas e colégios que não dependam da Autoridade Eclesiástica.

58. Aconselha como uma ajuda muito útil na organização da cura de almas, tanto no campo diocesano quanto no paroquial, a elaboração de oportunas estatísticas religiosas, para o qual será muito vantajosa a exata cópia dos livros paroquiais e em particular do De statu animarum .

59. Sugere aos Exmos. Ordinários, a conveniência de estudar se em seus respectivos territórios é aconselhável e possível melhorar a atual organização econômica, com o propósito de diminuir prudentemente desproporções entre o clero e também de obter maiores possibilidades para o apostolado sacerdotal, salvas sempre as disposições canônicas, e recorrendo à Santa Sé em caso de necessidades.

60. Tendo em conta a situação e as exigências dos fiéis que vivem espalhados nas paróquias rurais, e que representam uma porcentagem muito alta dos católicos da América Latina, estima seu dever ressaltar a necessidade de desejo ardente por um adequado investimento e melhoramento da cura de almas neste aspecto peculiar e sugere, portanto:

a) Subministrar aos sacerdotes do seminário uma profunda preparação para os problemas da vida rural;

b) Dar impulso àquelas formas específicas de apostolado paroquial que melhor permitam chegar até os fiéis espalhados nos campos, longe do centro da paróquia, como por exemplo: centros paroquiais agrupados em capelas rurais , sessões separadas de catecismo, tanto para as crianças como para os adultos, dando lições durante a semana e servindo-se também da ajuda do rádio, freqüentes missões rurais, Ação Católica e Social - católica rurais com a formação de dirigentes especializados.

c) Preocupar-se não só da cura espiritual e moral dos camponeses, mas também de colaborar do melhor modo possível para a elevação de suas condições de vida e trabalho, empregando os meios que em concreto pareçam possíveis e oportunos, entre os quais se recordam, por exemplo, Todas as iniciativas aptas para a formação profissional (escolas e cursos de profissionais, cadeiras ambulantes, semanas rurais, casas do camponês, etc.).


TÍTULO VI
MEIOS ESPECIAIS DE PROPAGANDA


A Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, ante a crescente importância, que adquirem na sociedade atual a imprensa, o rádio e outros meios modernos de propaganda:

61. Faz votos para que:

a) o episcopado de cada País organize, ao menos, um diário católico nacional ao o Exmos. Prelados prestarão ajuda eficaz;

b) se façam cada vez mais atrativos os jornais e demais publicações católicas, conforme à técnica moderna, com boa, informação de notícias de atualidade e de interesse, sem perder nunca de vista o critério essencialmente católico, e os fins de apostolado que devem distinguir tais publicações para que possam chamar-se verdadeiramente católicas.

62. Exorta a que:

a) se procure em cada diocese, que um grupo de sacerdotes trabalhe com especial dedicação na imprensa católica, promovendo-a e prestando-lhe também sua colaboração direta;

b) se sigam promovendo as Escolas de jornalismo tanto para sacerdotes como para leigos;

c) não deixem de aproveitar-se em cada localidade, as boas disposições de outros jornais para que respondam sempre melhor o caráter genuinamente católico dos países Latino-americanos, e para divulgar tudo o que ajude a formar o justo e são critério dos leitores.

63) Aconselha:

a) faça-se intensa e eficaz propaganda da boa imprensa, e que com tal finalidade, entre outras iniciativas se celebre anualmente em cada diocese "Jornada da Imprensa Católica", procurando conseguir novas subscrições a jornais e revistas católicas, e organizando coletas e fazendo conhecer a eficácia e amplitude do apostolado da imprensa católica;

b) que nas bibliotecas dioceses, nas dos Seminários e colégios, e ainda se possível, nas paróquias, não faltem as revistas católicas.

64) para maior eficácia do apostolado da imprensa Latino-americana, sugere-se, com especial interesse:

a) que se crie uma Confederação Inter-americana de jornais católicos que redijam, ao menos semanalmente, boletins de notícias da atualidade, enviando-os a todas as publicações associadas e dando além disso facilidade para a reprodução de artigos, intercâmbio de jornais e outras modalidades de ajuda mútua;

b) que em cada Nação se estabeleça uma Central difusora ou Secretariada de Imprensa, que esteja em contato com as correspondentes organizações de outros Países, para lograr uma maior difusão das publicações segundas as respectivas necessidades;

c) que se dê particular apoio e impulso às revistas católicas existentes e já tenham crédito na América Latina.

65. Considerando a ajuda notável que, em situações como as Países Latino-americanos tão vastos e escassos de Clero pode representar o emprego do rádio para fins religiosos e educativos, como a experiência já vem demonstrando , expressa sua convicção de que é necessário:

a) dar impulso as formas práticas de emprego de tal meio segundo as exigências e possibilidades dos diversos lugares, estimulando a instalação de emissoras que estejam dotadas de pessoal cultural e tecnicamente bem preparado para sua direção e funcionamento;

b) dar a respeito uma preparação adequada nos Seminários;

c) dar normas concretas e oportunas, ainda no plano diocesano sob a organização e o emprego do apostolado radiofônico.

66. Como também aconselha encarecidamente que se desenvolva um trabalho inteligente e zeloso com os dirigentes e colaboradores das rádios estatais e comerciais para melhorar seus programas, de modo que se evite neles quanto possa ofender a verdade e a moral cristã, e que se favoreça, o mais possível quanto possa contribuir a uma sã formação dos ouvintes.

67. Recorrendo o vivíssimo desejo dos Bispos, sacerdotes e fiéis da América Latina a Conferência expressa o mais fervoroso desejo de que a voz augusta do Santo Padre possa ser perfeitamente ouvida em todo o Continente Americano, pelo qual faz um valoroso chamado a fim de que todos cooperem com entusiasmo para conseguir uma maior potência da Rádio Vaticana.

68. A Conferência, por último, não quer deixar de recomendar o estudo e a fiel observância dos luminosos ensinamentos Pontifícios relativos ao cinema , ao rádio e à televisão.


TÍTULO VII
PROTESTANTISMO E MOVIMENTOS ANTI-CATÓLICOS:
PERSERVAÇÃO E DEFESA DA FÉ

A Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, frente ao grave problema que vê no o protestantismo e os vários movimentos não-católicos que se introduziram na Nações Latino-americanas, ameaçando sua tradicional cultura católica;

69. Recomenda vivamente que se façam efetivas todas as disposições do Código de Direito Canônico ordenadas a preservação e defesa da fé, cuidando também do cumprimento das que se referem da própria censura e proibição de livros, revistas e demais publicações perigosas .

70. Encarece de maneira especial:

a) que se façam cruzadas de orações, pedindo pela preservação e progresso da fé católica na América Latina, e pela conversão dos inimigos da Igreja;

b) que se aproveite, como arma preciosíssima em defesa da fé, a piedade enraizada, intensa e filial do povo Latino-americano a Santíssima Virgem venerada sob as diversas invocações próprias de cada região.

71. Chama a atenção sobre a necessidade de formar convenientemente as consciências dos católicos no dever de manter-se fiéis à Igreja e de defender sua fé e a de seus filhos, preocupando-se seriamente de que recebam uma educação católica e evitando cuidadosamente o expô-las ao perigo de apostasia, sobretudo evitando-os a instituições não-católicas.

72. Recomenda encarecidamente a intensificação do movimento bíblico, de tal forma que os fiéis se habituem à leitura freqüente e ainda diária das Sagradas Escrituras, e sobretudo dos santos Evangelhos, mediante:

a) edições populares dos Livros Sagrados devidamente anotadas, procurando orientar aos fiéis sobre a maneira de servir-se deles para sua edificação espiritual, e ressaltando os textos mais importantes e fundamentais, como os relativos ao Primado de Pedro, à infalibilidade do Magistério Eclesiástico, ao valor da Tradição, etc;

b) cursos bíblicos, dado também pelo rádio e pela correspondência;

c) semanas bíblicas populares;

d) a celebração do "Dia Nacional da Bíblia", no domingo mais próximo à festa de São Jerônimo.

73. Encarece particular interesse que:

a) que noas Seminários Maiores e que nos Institutos Teológicos dos Religiosos, se estabeleçam cursos especiais sobre as heresias atualmente disseminadas nas respectivas regiões;

b) se instrua também devidamente aos catequistas leigos formando-os em um profundo sentimento de defesa e propagação da fé católica entre seus irmãos.

74. Aconselha que se fomente, valendo-se principalmente dos seculares católicos adscritos a organizações apostólicas uma prudente e caridosa aproximação com os irmãos que se afastaram da Igreja:

a) mediante o tratamento social e a amizade;

b) procurando que assistam a conferências e cursos especiais para não-católicos.

75. No que se refere em particular ao espiritismo e a superstição sugere que:

1) Inclua-se nos catecismos um capítulo especial sobre o espiritismo, e o mandamento divino que proíba as superstições, a magia e as invocações dos mortos e dos espíritos;

2) Nas paróquias particularmente infestadas pelo espiritismo:

a) os sacerdotes falem sobre ele aos fiéis com caridade porém claramente, explicando a impossibilidade de continuar de continuar sendo católicos aderindo-se ao espiritismo; insista-se também no grave dever que todos tem nem material nem moralmente com a criação ou sustento das obras de caridade do espiritismo;

b) os catequistas, os militantes de Ação Católica, das Congregações Marianas e das outras associações de apostolado recebam um curso especial sobre o espiritismo e as principais objeções e acusações que os espiritas costumam propor contra a Igreja e a doutrina cristã, a fim de que sejam os mais exatos no cumprimento das disposições da Igreja nesta matéria, e os mais ativos a difundir entre os demais fiéis a verdadeira doutrina para preservá-los de lamentáveis quedas.

76. Recomenda, com respeito à maçonaria:

a) que se forme sob seu caráter anti-católico a consciência dos fiéis com oportunas e documentadas instruções, e lhes sejam dadas a conhecer as censuras que estão em vigor contra esta e outras seitas secretas;

b) que se favoreça a difusão nos Países latino-americanos daquelas instituições que possam lutar contra as seitas secretas.

77. Exorta aos católicos a que neguem sua adesão às instituições que, difundindo uma ideologia e uma moral puramente naturais, prescindem do espírito cristão e dos princípios sobrenaturais na educação e na vida dos indivíduos e das Nações.

78. Lamenta a propaganda que inclusive algumas pessoas autorizadas fazem, com que o pretexto do folclore, de certas práticas supersticiosas, que são verdadeiros atos de falso culto importados de regiões pagãs.

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