O Papa se encontra com jovens deficientes no lago Simcoe
TORONTO, 24 Jul. 02 (ACI).- Em sua primeira manhã em solo canadense, já instalado na Ilha dos Morangos, onde passa alguns dias de descanso, o Papa João Paulo II levantou cedo depois de umas boas horas de sono e teve um emocionante encontro com um grupo de jovens deficientes.
Segundo informação oficial, o Santo Padre parece já acostumado com o fuso horário, passou uma hora e meia sozinho na capela acondicionada na ilha, celebrou a Missa com seu secretário pessoal, Dom Stanislaw Dziwisz, percorreu a ilha em um carro de golfe e esteve "deleitando-se da beleza do local".
Como se sabe, o Papa costuma passas as férias entre 10 e 12 dias no norte da Itália a cada verão. Este ano sua agenda não permitiu que o fizesse e segundo Dom Dziwisz, está muito agradecido com os organizadores da JMJ por preparar este esplêndido lugar.
Após percorrer a ilha, o Papa abordou uma lancha e passou duas horas navegando no tranqüilo lago. Durante este passeio passou próximo a um local chamado Huronia Regional Center, habitado por deficientes. Cerca de 20 ou 25 pessoas sabiam que o Papa passaria pelo local, e cada um em seu próprio bote, se aproximou do Papa a uma distância que permitiu-lhes cumprimentá-lo e receber terços.
Continuou sua viagem e à tarde visitou outra pequena ilha onde se encontrou com os Irmãos Cristãos. Por estes dias, muitas casas na região do lago Simcoe têm mensagens de saudações ao Papa escritos em seus telhados.
11 Catequeses em espanhol para a quinta-feira
TORONTO, 24 Jul. 02 (ACI).- Para esta quinta-feira 25, o dia em que os jovens esperam para ter o seu primeiro encontro oficial com o Papa João Paulo II, está prevista a realização de 11 catequeses em espanhol, oferecidas pelos Cardeais, Arcebispos e Bispos em diversos pontos da cidade e inclusive nas vilas vizinhas a Toronto.
A catequese da quinta-feira, que tem como tema principal "Vós sois a luz do mundo", será feita em espanhol pelo Cardeal Antônio Maria Rouco Varela (Espanha); os Arcebispos Agustin Garcia-Gasco (Espanha), Luis Martinez Sistach (Espanha), Carlos Osoro Sierra (Espanha); e os bispos Fernando Maria Bargallo (Argentina), Ricardo Blazquez Perez (Espanha), Manuel Lopez Hernandez (Espanha), Carlos Humberto Malfa (Argentina), Luis Quinteiro Fiuza (Espanha), Braulio Rodriguez Plaza (Espanha) e Josep Angel Sainz Meneses (Espanha).
Em português, as catequeses serão pronunciadas pelo Arcebispo Zacarias Kamwenho (Angola); e os bispos Manuel José Clemente (Portugal), Albino Cleto (Portugal) e Rafael Llano Cifuentes (Brasil).
Chegada do Papa transforma Toronto e o Canadá
TORONTO, 24 Jul. 2002 (ACI).- Em apenas 24 horas, o impacto da presença de João Paulo II é eloqüente e crescente. Os católicos e líderes pró-vida que tiveram que suportar durante meses hostilidades por parte da imprensa e autoridades anti-clericais estão assombrados pela cobertura positiva da JMJ.
Embora não faltem exceções, a agência LifeSite informou que o país está comovido pela invasão de jovens que encheram as ruas de Toronto com cantos e orações, e o testemunho do ancião Pontífice .
A cobertura televisiva e radial das primeiras palavras do Papa em Toronto foi satisfatória. Os dois jornais de cobertura nacional - The National Post e Globe and Mail- estão oferecendo artigos de jovens católicos. The National Post está publicando um comentário diário do jovem sacerdote Raymond De Souza com exibição em primeira página.
Além disso, Globe and Mail oferece uma coluna também diária sobre a JMJ a cargo da líder do World Youth Alliance, Anna Halpine. Também , a Global Television convocou ao Padre De Souza para que ofereça seus comentários ao vivo.
Voluntários de todos os credos constróem jardim de boas-vindas para o Papa
TORONTO, 24 Jul. 2002 (ACI).- Quarenta voluntários entre católicos e representantes de diversas denominações plantarão nesta tarde uma "cama de flores" na rota que o Papa João Paulo II percorrerá para chegar a Ontário Place.
Segundo os organizadores, como parte dos eventos da Jornada Mundial da Juventude, os delegados internacionais têm a oportunidade de participar em atividades de serviço social que lhes permitam oferecer um testemunho às pessoas de Toronto e do mundo.
A atividade quer embelezar as rotas pelas quais transitará João Paulo II a bordo do Papamóvel em Ontário Place amanhã.
Há cerca de 20 delegados da JMJ internacionais e 20 de Toronto envolvidos na atividade.
Cem peregrinos rezam pela vida em frente a uma clínica de aborto em Toronto
TORONTO, 24 Jul. 02 (ACI).- Em uma das numerosas atividades pela vida feitas por ocasião da JMJ, uns cem peregrinos de todo o mundo se reuniram em frente à clínica abortista Scott de Toronto para rezar pelos não nascidos.
Os peregrinos se reuniram esta manhã com Dom Phillip Reilly dos Helpers of God's Precious Infants, para assistir a esta vigília pela vida.
O encontro começou com uma Missa e uma palestra nas salas do Campaign Life Coalition no centro de Toronto. Os peregrinos caminharam várias quadras enquanto rezavam e entoavam hinos. Estiveram uma hora em frente à clínica e logo voltaram em forma pacífica e ordenada.
Helpers of God's Precious Infants é uma iniciativa fundada no Brooklyn N.Y. para definir estratégias que permitam ajudar às mães que atravessam momentos difíceis e salvar aos não nascidos do aborto.
A organização anunciou que realizará vigílias similares amanhã na de St. Joseph em Toronto e voltará à clínica de aborto Scott às 2h30 da tarde da quinta-feira e às 3 da tarde da sexta.