Cardeais de todo o mundo chegam a Toronto para dias de catequese
TORONTO, 22 Jul. 02 (ACI).- chegou hoje a Toronto o contingente de Cardeais de todo o mundo que terá a seu cargo as tradicionais catequeses da Jornada Mundial da Juventud.
Durante os dias prévios ao encontro com o Papa, as delegações provenientes dos cinco continentes poderão escutar em seus idiomas de origem, intensas lições de fé por parte dos Purpurados.
Os responsáveis das catequeses são:
· Cardeal Bernard Agré, Arcebispo de Abidjão
· Cardeal Aloysius Ambrosic, Arcebispo de Toronto
· Cardeal Francis Arinze, Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso
· Cardeal Anthony Bevilacqua, Arcebispo da Filadélfia
· Cardeal Ignace Moussa Daoud, Patriarca de Antioquia dos Sírios
· Cardeal Edward Michael Egan, Arcebispo de Nova York
· Cardeal Frederic Etsou-Nzabi-Bamungwabi, Arcebispo de Kinshasa
· Cardeal Francis George, Arcebispo de Chicago
· Cardeal Josef Glemp, Arcebispo de Varsóvia
· Cardeal William Henry Keeler, Arcebispo de Baltimore
· Cardeal Karl Lehmann, Arcebispo de Mainz
· Cardeal Nicolas de Jesus Lopez Rodriguez, Arcebispo de Santo Domingo
· Cardeal Jean-Marie Lustiger, Arcebispo de Paris
· Cardeal Roger Mahony, Arcebispo de Los Angeles
· Cardeal Theodore McCarrick, Arcebispo de Washington
· Cardeal Joachim Meisner, Arcebispo de Colônia
· Cardeal Cormac Murphy-O'Connor, Arcebispo de Westminster
· Cardeal Severino Poletto, Arcebispo de Turim
· Cardeal Oscar Andres Rodriguez Maradiaga, Arcebispo de Tegucigalpa
· Cardeal Antônio Maria Rouco Varela, Arcebispo de Madri
· Cardeal Camilo Ruini, Vigário Geral para a diocese de Roma
· Cardeal Juan Sandoval, Arcebispo de Guadalajara,
· Cardeal Adrianus Simonis, Arcebispo de Utrecht
· Cardeal Júlio Terrazas Sandoval, Arcebispo de Santa Cruz da Serra
· Cardeal Christian Tumi, Arcebispo de Garoua
· Cardeal Jean-Claude Turcotte, Arcebispo de Montreal
Apresentam selo oficial da JMJ 2002
TORONTO, 22 Jul. 02 (ACI).- Havendo um antecipado ambiente de festa que caracteriza a Jornada Mundial da Juventude, hoje foi apresentado no Automotive Park do Exhibition Place, um dos cenários das atividades da JMJ, o selo oficial do encontro.
Esteve presente na apresentação o Cardeal Aloysius Ambrozic, o Padre Thomas Rossica, o Cardeal Francis Stafford, e o Núncio Apostólico no Canadá, além de autoridades civis canadenses.
A apresentação foi animada pela presença de 200 jovens de todas as partes do mundo. Duas jovens, uma canadense e uma holandesa, foram as encarregadas de levantar a tela que cobria a imagem do selo, desenhado por uma artista de Montreal, chamada Lise Giguere.
O selo tem quatro símbolos gráficos: uma cruz, o símbolo da JMJ, as palavras Jornada Mundial da Juventude em inglês e em francês à direita, os rostos de muitos jovens ao redor do símbolo da JMJ e abaixo a palavra Canadá e o símbolo de 48 centavos que é o custo deste selo.
Segundo informação oficial, foram impressos seis milhões de selos que serão postos em circulação amanhã, Terça-feira.
Responsável de delegação argentina assegura que jovens estão cada vez mais unidos ao Papa
TORONTO, 22 Jul. 02 (ACI).- Em uma entrevista concedida à agência católica AICA de Toronto, o Padre Alejandro Peste, responsável da pastoral da juventude da arquidiocese de Buenos Aires, afirmou que "estamos seguros de que o laço dos jovens com o Papa é cada vez mais forte e que através da Jornada se aprofunda esta relação que dá enormes frutos na vida da Igreja".
O Padre Peste, argumentando o antes dito, explicou que "hoje falava com um seminarista francês que me contou que sua vocação nasceu da influência que foi para ele a figura de João Paulo II através das Jornadas Mundiais da Juventude".
Logo, o sacerdote indicou que "todos os dias rezamos por todos os jovens do mundo, e estamos muito unidos mesmo àqueles que por diversas razões não puderam vir".
Mais adiante, o religioso informou que do dia 19 ao 21 de julho participou da Reunião Internacional de sacerdotes e seminaristas Jovens, na diocese de Londres, Ontário, onde receberam a visita de Dom Luigi Ventura, Núncio apostólico no Canadá, e do Cardeal Jean Marie Lustiger, Arcebispo de Paris, que presidiu a missa pelas vocações.
Finalmente, o Padre Peste disse que a partir de hoje, se integrará à equipe organizadora das catequeses de linha hispana que serão realizadas pela manhã na Jornada.
Jovem indígena norte-americana é uma das patronas da JMJ
TORONTO, 22 Jul. 02 (ACI).- A jovem indígena norte-americana Kateri Tekakwitha, beatificada pelo Papa João Paulo II em 1980, é uma das patronas mais populares da Jornada Mundial da Juventude.
É comum ver em Toronto distribuir-se estampas com a imagem da beata Kateri, que se converteu ao catolicismo no século XVII, e morreu enquanto evangelizava os índios quando ainda era muito jovem.
Segundo a história, Kateri ficou órfã aos quatro anos de idade e conheceu o catolicismo ao estabelecer um contato com os missionários jesuítas. Ela rapidamente mostrou uma profunda devoção por Cristo, apesar da hostilidade dos seus.
Senador Santorum faz discurso pró-vida a jovens em Toronto
TORONTO, 22 Jul. 02 (ACI).- O senador Rick Santorum, o terceiro republicano de mais liderança no Senado e um dos promotores da proibição do aborto por nascimento parcial, falará hoje aos participantes da JMJ que assistirem à celebração do Dia pela Vida.
Espera-se que milhares de jovens compareçam à Olympic Island de Toronto para este evento prévio às celebrações centrais.
O senador Santorum da Pensilvânia é congressista desde janeiro de 1995 e é o membro mais jovem da liderança republicana.
O Dia pela Vida é celebrado desde às 9 da manhã de hoje e é animado por Bud McFarlane, fundador do Catholicity.com. Entre os palestrantes figuram Camille De Blasi, diretora executiva do Centre for Life Principles em Spokane, Washington; Dolores Grier, Chanceler de Relações Comunitárias da Arquidiocese de Nova York; e o rabino Yehuda Levin, fundador de Judeus pela Moralidade.
O senador Santorum oferecerá uma palestra que antecipa a chegada do movimento Crossroads Walkers, um grupo de jovens que percorre os Estados Unidos à pé promovendo a defesa dos não nascidos.
600 hondurenhos são parte do "batalhão hispano" na JMJ
TEGUCIGALPA, 22 Jul. 02 (ACI).- Embora Honduras seja um dos países mais pobres da América Latina, os jovens decidiram estar presentes na JMJ e após muito esforço e sacrifício conseguiram formar uma delegação de 600 pessoas para acompanhar ao Papa João Paulo II.
Provenientes de todo o país, os jovens chegaram hoje a Toronto após passar dias inesquecíveis em Coruna, onde foram acolhidos nas igrejas Saint Joseph, Saint Benedit e Saint Charles.
Entre os membros da delegação, destaca-se Sérgio Ivan Rivera Rios, de 24 anos, que representa a paróquia Cristo Salvador do bairro Barandillas. O jovem professor de música e religião será o encarregado de dar o testemunho de Honduras ao Papa.
Segundo os responsáveis da delegação, Rivera vestirá um traje típico, e dará ao Papa um presente e muitas cartas de hondurenhos, entre as quais estão duas cartas enviadas pela mãe e a irmã de Ana Paola Castillo, uma jovem seqüestrada no dia 5 de janeiro de 1999 e que ainda está desaparecida.
No Paraguai preparam vigília simultânea à de Toronto
ASSUNÇÃO, 22 Jul. 02 (ACI).- Os jovens paraguaios que não puderam embarcar para Toronto participarão neste sábado de uma vigília simultânea à que João Paulo II presidirá na Jornada Mundial da Juventude.
Segundo o jornalista Carlos Cáceres Ferreira , o evento é organizado pela Pastoral da Juventude e reunirá aos paraguaios com a animação da Comunidade de Músicos Católicos Sal e Luz, que congrega a vários grupos musicais com o mesmo espírito evangelizador.
A vigília terminará no domingo de manhã com uma Missa a cargo do novo Arcebispo da Arquidiocese de Assunção. Dom Pastor Cuquejo.