José
Maria Rubio e Peralta
Presbítero
(1864-1929)
José Maria Rubio Peralta nasceu em Dalias (Almeria) em 22 de julho de 1864 em uma família muito numerosa. Cursou os estudos eclesiásticos no Seminário de Granada e em Madri. Aqui em 1887 foi ordenado presbítero. Exerceu seu ministério sacerdotal nas paróquias de Chinchón e Estremera. Foi professor do Seminário, notário da Cúria e Capelão das Freiras Bernardas. Em 1906 ingressou na Companhia de Jesus e foi destinado a exercer seu ministério pastoral também em Madri onde permaneceu até sua morte, em Aranjuez em 2 de maio de 1929. |
Formado na escola dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, com uma profunda vida espiritual, alimentada principalmente no amor à Eucaristia e na devoção ao Coração de Jesus, dedicou-se:
a reconciliar penitentes no confessionário, à pregação do evangelho de forma simples, à atenção pastoral e social nos bairros mais pobres de Madri e à formação de seculares para que fossem cristãos na família, em sua profissão e na sociedade. Promoveu a obra das "Marias dos Sacrários". Já em seu tempo foi chamado: "o apóstolo de Madri".
Foi beatificado por Sua Santidade em 6 de outubro de 1985.