Notícias
Juan Diego e mártires de Oaxaca reconheceram tesouro de Deus
MÉXICO, 28 Jul. 02 (ACI).- O Bispo de São Cristóvão de las Casas, Dom Felipe Arizmendi Esquivel, assegurou que tanto Juan Diego como os mártires de Oaxaca alcançaram a santidade porque "descobriram o tesouro escondido e a pérola preciosa da religião cristã".
Em sua homilia dominical, o Bispo recordou aos mexicanos que os bens materiais são muito importantes mas não se comparam com o Reino de Deus.
"O que é definitivamente valioso é que o Senhor reine em nós, porque com Ele obtemos vida divina, paz interior, perdão, fraternidade, justiça, harmonia, claridade, fortaleza, esperança e, depois da morte, vida eterna e felicidade para sempre", afirmou.
Para o Bispo, "este é o exemplo de Juan Diego e dos mártires oaxaquenhos. Para eles, o mais importante não foi ter uma boa casa e gozar de uma posição econômica confortável, mas servir à Virgem de Guadalupe e defender a fé cristã frente a seus compatriotas".
Eles, afirmou, "descobriram o tesouro escondido e a pérola preciosa da religião cristã e abandonaram seu anterior modo de viver, naquilo que era contrário ao Evangelho. Por isso a Igreja os coloca nos altares, como exemplo para os indígenas, os mestiços e os de qualquer raça".
Não obstante recordou que "os mártires de Cajonos não foram traidores a seu povo e a sua cultura. Iluminados pelo Evangelho, souberam distinguir o que beneficiava e o que prejudicava seus semelhantes; por isso, denunciaram as práticas idolátricas, pois compreenderam que fazia mal à comunidade".
"O fruto de seu martírio é que, na atualidade, já não se pratica a idolatria; portanto, não foram traidores, mas servidores à vida digna e à liberdade de seus compatriotas. A fé é uma pérola preciosa, que ajuda a descobrir o que é o que vale e o que é que não vale, acrescentou.
Neste sentido, assegurou que "nos importa muitíssimo que se reconheça mais plenamente os direitos dos indígenas" e expressou seu desejo desta canonização
e beatificação "seja um impulso ao reconhecimento de sua dignidade, de seu direito a ser diferentes, de seu lugar na sociedade e na Igreja. Mas, definitivamente, que cheguem a ser santos e a estar com Deus no céu".
Dom Arzimendi reconheceu que não basta que as leis progridam e que os indígenas consigam um melhor nível de vida porque "sem Deus, sem fé, sem vida eterna, sem vida comunitária, ficariam mais pobres do que estão. Para eles seu grande tesouro, sua pérola preciosa, é sua fé em Deus".
O Bispo fez votos para que "nesta quinta visita de João Paulo II ao México, estejamos atentos a descobrir o tesouro e a pérola preciosa de sua mensagem".
"Não fiquemos com o anedótico, com o circunstancial e passageiro, abramos a mente e o coração para descobrir o que Jesus Cristo quer nos dizer por meio de seu vigário na terra", pediu a seus féis.
Contudo, pediu não olhar "só as limitações corporais do Papa, mas que tenhamos desejos de seguir o exemplo de alguém que está desgastando sua vida pelo tesouro escondido e a pérola mais fina que descobriu, que é o Reino de Deus".
"O Papa está dando tudo de si e mais do que pode, para que Deus reine no México, nos indígenas, nos jovens e em todas as partes. Está convencido de que o Reino de Deus merece dar até a própria vida", finalizou.
Indígenas de Chiapas
acompanharão o Papa na canonização de Juan Diego
MÉXICO DF, 28 Jul. 02 (ACI).- O Bispo de São Cristóvão de las Casas, Dom Felipe Arizmendi Esquivel, assegurou que os convidados principais de sua diocese à canonização de Juan Diego são os indígenas das 42 paróquias de Chiapas.
Durante uma cerimônia litúrgica na qual pediu a Deus pela saúde, vida e fortaleza do Papa João Paulo II, Dom Arizmendi assegurou que foram privilegiados os indígenas que vivem nas 42 paróquias da diocese local para estejam ao lado do Santo Padre na Basílica de Guadalupe, nesta Quarta-feira 31.
O Bispo destacou que houve um aumento do fervor religioso, a raiz da visita do Papa ao México e que muitos sinais da fé e a esperança coincidem nestes momentos.
Dom Arizmendi celebrou uma missa para centenas de motoristas devotos de São Cristóvão e confirmou 70 jovens, no marco da Jornada Mundial da Juventude celebrada em Toronto.