O Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, lamentou a morte do jornalista Ricardo Boechat nesta segunda-feira, em uma queda de helicóptero em São Paulo, e expressou sua solidariedade aos familiares e amigos.

“A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro recebeu com pesar a notícia da queda do helicóptero que ocasionou o falecimento do jornalista Ricardo Eugênio Boechat ocorrido no início da tarde de hoje”, afirma nota assinada por Dom Orani.

O texto assinala que o jornalista “destacou-se por suas análises e opiniões, mesmo em épocas em que tal prática não era comum nas redações e jornais”.

“Neste momento de luto, a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro se solidariza com seus familiares, amigos e colegas de jornalismo, confiante nas promessas de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, e a quem dirigimos nossas preces por Ricardo Boechat: ‘Dá-lhe Senhor o descanso eterno, brilhe para ele a Vossa Luz! Descanse em Paz’”, conclui a nota.

O jornalista Ricardo Eugênio Boechat, de 66 anos, faleceu no início da tarde desta terça-feira, quando o helicóptero em que se encontrava caiu na Rodovia Anhanguera, em São Paulo, e bateu em um caminhão de passava pela via.

Além do jornalista, também faleceu no acidente o piloto da aeronave, Ronaldo Quattrucci. Já o motorista do caminhão sofreu alguns ferimentos e foi socorrido.

Após a noticia de que Boechat estava entre as vítimas do acidente, muitas demonstrações de solidariedade foram manifestadas nas redes sociais, entre as quais a de Pe. Fábio de Melo.

Em seu perfil no Instagram, o sacerdote publicou um texto no qual afirma que “a morte do Boechat nos empobrece”. Para ele, “é bem mais do que perder um jornalista brilhante. É perder uma consciência lcida, iluminada, que sabia ver o Brasil sem partido, sem paixões”.

“Morre com ele a coragem que a muitos encorajava diariamente”, afirmou, acrescentando que, “num momento em que nos sentimos tão pobres de referências, perde-lo faz querer chorar por todos os motivos dos últimos dias”.

“Um choro único. Pela lama, pelos desabrigados, pelos meninos”, completou, fazendo referência também a recentes tragédias ocorridas no Brasil como o rompimento da barragem em Brumadinho, o temporal que causou danos e deixou vítimas no Rio de Janeiro e o incêndio no Centro de Treinamento do Flamengo que terminou com a morte de dez adolescentes.

Confira também: