Três semanas após os atentados que mataram 258 pessoas durante a celebração da Páscoa no Sri Lanka, são reiniciadas a celebração da Missa e as aulas nas escolas católicas no país.

No dia 21 de abril, Domingo de Páscoa, entre 8h45 e 9h os terroristas islâmicos realizaram ataques contra as igrejas de São Sebastião, em Negombo, e Santo Antônio, em Colombo. Este último é o santuário mais visitado do país asiático. Além disso, também foram atacados um templo evangélico em Batticaloa, quatro hotéis e um no subúrbio ao norte da capital Colombo.

Desde os atentados, as aulas e as celebrações eucarísticas estavam temporariamente suspensas por razões de segurança.

Segundo a agência vaticana Fides, o Arcebispo de Colombo, Cardeal Malcolm Ranjith, anunciou que as escolas católicas retomarão as aulas a partir de 14 de maio. A celebração da Missa foi retomada regularmente hoje, 13 de maio.

Além disso, no dia 16 de maio à noite, será celebrada em Negombo uma Missa especial em homenagem às vítimas dos atentados.

O governo do Sri Lanka responsabilizou pelos atentados o National Thowheeth Jama'ath (NTJ), um grupo terrorista local que jurou lealdade ao Estado Islâmico (ISIS). Segundo as autoridades, os responsáveis ​​pelos ataques, que também causaram mais de 500 feridos, estão mortos ou presos.

O Sri Lanka é um país com maioria budista. Os muçulmanos representam 10% da população e os cristãos 7,4%.

Confira também: