Um padre católico da arquidiocese de Kaduna, na Nigéria, está entre as onze pessoas que teriam sido sequestradas na manhã da última segunda-feira, 17 de maio, durante um incidente que deixou oito pessoas mortas.

Segundo a imprensa local, homens armados invadiram a comunidade de Kadaje, na região de Kachia do estado de Kaduna. “O povo Kadaje de Kachia acordou na segunda-feira com o fogo dos bandidos”, disse uma fonte a Sahara Reporters, organização de jornalismo cidadão especializada em assuntos africanos com sede em Nova York, Estados Unidos.

Enquanto os habitantes de Kadaje “choravam e pediam ajuda”, a fonte afirma que ninguém, incluindo os militares que foram destacados para a região, veio em seu socorro.

“Chamamos e gritamos por socorro, mas ele nunca veio, nem mesmo com a presença de formações militares. Neste momento há 11 pessoas desaparecidas e oito morreram. Um padre também está desaparecido”, disse a fonte a Sahara Reporters.

O ataque de 17 de maio ocorreu depois que militares nigerianos realizaram uma série de ataques aéreos a diversos locais do estado de Kaduna, suspeitos de estarem ocupados por criminosos.

O comissário do Estado de Kaduna para a Segurança e Assuntos Internos, Samuel Aruwan, confirmou a ofensiva em declarações feitas no dia 14 de maio. “Muitos bandidos foram mortos e seus campos destruídos no ataque aéreo”, disse.

“Essas operações aéreas, que incluem interdição aérea, reconhecimento armado e patrulhas, continuarão nos próximos dias na metrópole Kaduna e em outras áreas de interesse do estado. As principais rodovias também serão percorridas, incluindo as rodovias Kaduna-Birnin Gwari, Kaduna-Abuja, Kaduna-Zaria, Kaduna-Kachia e Kaduna-Afaka”, disse Aruwan através de um comunicado.

Confira também: