O presidente da Conferência Episcopal Peruana (CEP), dom Miguel Cabrejos, condenou os assassinatos de 14 pessoas cometidos pelo grupo comunista Sendero Luminoso no centro-sudeste do Peru, região conhecida como Vale dos Rios Apurímac, Ene e Mantaro (VRAEM).

“Expresso a minha mais profunda condenação pelo cruel assassinato de 14 pessoas, entre eles mulheres, crianças e jovens, ocorrido no VRAEM por terroristas do Sendero Luminoso liderados por Víctor Quispe Palomino. Ninguém tem o direito de tirar a vida de outra pessoa. A vida é sagrada”, disse o arcebispo de Trujillo em uma nota divulgada nesta segunda-feira.

Em sua declaração, o arcebispo Cabrejos afirmou que “este trágico acontecimento nos faz lembrar os tempos da barbárie e do terror que o país viveu por mais de 20 anos, que resultou em mais de 70 mil mortos e um grande número de desaparecidos”.

Segundo o jornal El Comercio, os assassinatos ocorreram na noite do domingo, 23 de maio, em um bar no povoado de San Miguel del Ene. Entre os falecidos há mulheres e crianças. Junto aos corpos, foram encontrados panfletos com frases do tipo “Limpar o VRAEM e o Peru das espeluncas de libertinagem, parasitas e corruptos".

O Sendero Luminoso, grupo guerrilheiro oriundo do Partido Comunista do Peru, apareceu em 1980 e causou dezenas de milhares de mortes em todo o país. Seu fundador, Abimael Guzmán, está preso desde 1992. Uma facção do grupo ainda permanece ativa no VRAEM, região de difícil acesso.

Os terroristas do Sendero Luminoso convocaram um boicote às eleições de 6 de junho, promovendo o voto em branco ou nulo. A candidata do partido Fuerza Popular, Keiko Fujimori, concorre à presidência do Peru contra o comunista Pedro Castillo, do Perú Libre, partido que define a sua ideologia como marxista, leninista e mariateguista. José Carlos Mariátegui foi um intelectual marxista peruano em atividade nas primeiras décadas do século XX. Diversas organizações de esquerda do país se reivindicam mariateguistas.

A imprensa local informou que vários deputados já eleitos pelo Perú Libre têm algum tipo de conexão com o terrorismo. Um deles é Guillermo Bermejo, que enfrenta o pedido de 20 anos de prisão pelo Ministério Público por “pertencer e filiar-se aos remanescentes da organização terrorista Sendero Luminoso”.

“Quem vota a favor de Keiko Fujimori é um traidor, é um assassino do VRAEM, é um assassino do Peru! Fujimori nunca mais!”, escreveram os terroristas no local dos assassinatos. Keiko é filha de Alberto Fujimori, que presidiu o Peru de 1990 a 2000.

Dom Cabrejos afirmou a necessidade de dizer “nunca mais” ao terrorismo. “Nunca mais à violência no Peru, de onde quer que ela venha. Nosso país tem o direito de viver em paz e construir um futuro que beneficie a todos”.

“Peço a Deus pelo descanso eterno dessas vítimas, para que suas famílias encontrem paz e conforto, e um esclarecimento desses fatos”, finalizou o presidente do CELAM.

Confira também: