Padre José de Jesús Aguilar, vice-diretor de Rádio e Televisão da arquidiocese do México, exortou a ver a “outra cara do Advento” e perguntar como se está vivendo para estar verdadeiramente preparado para a morte.

“Muitos acham que o Advento é apenas uma etapa de preparação para o Natal”, disse o padre em um vídeo. A preparação para o Natal, o nascimento do Senhor Jesus, “faz-nos lembrar que Deus cumpriu a sua promessa e também agradecer por seu amor por nós”.

“O Advento não nos faz olhar apenas para o passado, mas também para o presente e o futuro”, continuou. "Mas por quê? Porque as leituras nos lembram que nossa vida é limitada. E algum dia, não sabemos quando, como ou onde, Cristo virá novamente para indicar nosso fim nesta terra".

No momento da morte, disse, “assim como acontece quando alguém se prepara ou não para uma prova na escola, quem se preparou terá alegria e paz. Enquanto aqueles que não se prepararam para a prova final sofrerão desespero e medo”.

Padre Aguilar destacou que “Cristo nos lembra que ninguém, absolutamente ninguém, sabe nem o dia nem a hora. Mas a verdade é que mais cedo ou mais tarde esse momento vai chegar”.

“É por isso que o Advento nos faz pensar sobre a nossa realidade presente e nos perguntar: Como vivemos? Aonde vamos? A que damos mais importância? Como tratamos nossos seres queridos e nossos semelhantes? Vivemos valores ou anti-valores? Estamos nos aproximando ou nos afastando de Deus?”

“Estas e outras perguntas ajudam-nos para que, quando o Senhor se apresentar diante de nós, o recebamos com alegria e lhe digamos: Senhor, estou pronto”, disse.

Confira também: