Um curso organizado pela Academia de Líderes Católicos terá como palestrante a presidente do Conselho de Ministros do Peru, Mirtha Vásquez, que é abertamente a favor do aborto.

Segundo a agenda do curso, que começa em 5 de março, Vásquez participará da seção "Testemunhos da ação política e social com chave no Evangelho".

Entre outros palestrantes do curso, estão o bispo de Lurín, Peru, dom Carlos García Camader, padre Mario Ángel Flores Ramos, diretor do Observatório da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), e José Antonio Rosas, fundador e diretor-geral da Academia Latino-Americana de Líderes Católicos.

Mirtha Vásquez, membro do partido de esquerda Frente Amplio, é ministra do governo do presidente Pedro Castillo, acusado de ter ligações com o Sendero Luminoso, grupo guerrilheiro oriundo do partido comunista do Peru.

Vásquez não esconde ser a favor da legalização do aborto.

Em 30 de dezembro de 2020, como deputada de Frente Amplio, ela postou uma foto no Twitter com a colega parlamentar Rocío Silva-Santisteban, com o punho direito levantado e usando máscaras verdes, cor característica dos defensores do aborto.

 

Junto com a foto Mirtha Vásquez escreveu: "Saudamos a decisão do senado argentino de dar a todas as mulheres o direito de decidir".

A conferencista do evento da Academia de Líderes Católicos disse que “nos enche de esperança e renova nosso compromisso de promover políticas integrais de educação sexual e garantir que as mulheres vítimas de estupro não sejam criminalizadas. #YaEsLey”.

Consultado pela ACI Prensa, agência do grupo ACI em espanhol, sobre a participação da política pró-aborto no curso, Joaquín Eguiluz Ortega, porta-voz da Academia de Líderes Católicos, disse que "sabemos sua posição e como academia não compartilhamos (sempre nos expressamos a favor da vida desde a concepção até a morte natural)”.

"Na academia, ela não falará nada sobre aborto, mas sobre sua experiência política", disse ele.

Eguiluz Ortega destacou que "a Academia sempre foi a favor do pluralismo, de fato, o papa Francisco nos exortou quando nos encontramos com ele em 2019: ‘é melhor ter uma polifonia na política inspirada na mesma fé e construída com múltiplos sons e instrumentos, do que uma tediosa melodia monótona aparentemente correta, mas homogeneizante e neutralizante”.

O porta-voz da Academia de Líderes Católicos disse que “em contrapartida, o programa terá uma palestra sobre o cuidado da vida humana” do padre (Luis Sarmiento, reitor do Seminário Toríbio de Mogrovejo)”. No site da Academia de Líderes Católicos, a participação de padre Sarmiento ainda consta como "a confirmar".

Eguiluz Ortega disse que é compreensível que a participação de Mirtha Vásquez incomode.

Confira também:

Mais em