O santuário de Fátima, Portugal, vai fazerr uma vigília jovem entre a noite de quinta-feira e a madrugada de sexta-feira no âmbito da consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, convocado pelo papa Francisco para 25 de março. Na ocasião, o santuário receberá os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A Vigília Jovem pela Paz acontecerá “neste momento especialmente conturbado da vida da humanidade, com uma guerra em curso no coração da Europa, que já fez milhões de vítimas entre mortos, desalojados e refugiados”, afirmou o santuário de Fátima.

Segundo a Agência Ecclesia, durante a vigília, o santuário de Fátima vai receber pela primeira vez os símbolos da JMJ, a cruz peregrina e o ícone da Salus Populi Romani. Atualmente, os símbolos estão em peregrinação pela diocese da Guarda, mas serão deslocados excepcionalmente para a vigília em Fátima.

A vigília será celebrada por sete grupos jovens, entre membros de congregações religiosas, da iniciativa ‘Missão País’, grupos da pastoral juvenil de algumas dioceses, dos escoteiros e de colégios católicos.

A programação terá início na quinta-feira, às 21h30, com a oração do terço na Capelinha das Aparições. Em seguida, haverá a procissão das velas, em direção à basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, onde haverá o momento de oração e meditação, dividido em três partes: a vigília até às 5h, duas horas de adoração eucarística e a celebração da Missa, às7h30.

A consagração da Rússia e da Ucrânia a Maria será celebrada pelo papa Francisco no dia 25 de março, às 17h (13h no horário de Brasília), na basílica de São Pedro, no Vaticano. No mesmo horário, o esmoleiro pontifício, cardeal Konrad Krajewski, fará a mesma celebração no santuário de Fátima, em Portugal.

A vigília jovem e a consagração da Rússia e da Ucrânia serão transmitidas ao vivo pelo santuário de Fátima, através do seu site, Youtube e Facebook.

Confira também: