As datas do Tríduo Pascal mudam a cada ano porque são as fases da Lua que guiam o calendário da Igreja para as celebrações dos mistérios da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Na Semana Santa, os cristãos celebram a paixão, morte e a ressurreição de Jesus, a festa mais importante do calendário litúrgico. Nos primeiros séculos da fé, era a única festa que se celebrava. Não havia outros tempos litúrgicos nem outras solenidades.

A origem desta data se deve ao fato de que a morte de Cristo ocorreu ao redor da festa de pesach, a páscoa judaica. Os evangelhos se referem a esta celebração na passagem bíblica da última ceia, quando Jesus se reuniu com seus discípulos para celebrar esta festa na que os judeus recordavam a saída do Egito.

Os judeus celebravam o pesach o dia 15 do mês de Nisan, que começa com a primeira lua nova da primavera. Assim, ficou estabelecido no primeiro concilio ecumênico de Niceia, em 325, que a Páscoa se celebra no domingo seguinte à primeira lua cheia depois do equinócio da primavera do hemisfério norte, outono do hemisfério sul. Algumas igrejas ortodoxas não seguem essa determinação e celebram a Páscoa em datas diferentes.

O domingo de Páscoa pode cair entre 22 de março e 25 de abril.

As datas de Páscoa se repetem em um período de 5,7 milhões de anos. Nesse intervalo de tempo a data mais frequente para a Páscoa é 19 de abril. Na maioria das vezes, a Semana Santa cai durante a primeira ou segunda semana de abril.