Falando aos jovens que se preparam para o sacramento da crisma, dom Héctor Pérez Villarreal, bispo auxiliar do México, falou sobre uma mulher que desistiu de se suicidar depois que se confessou.

Num vídeo publicado pela arquidiocese primaz do México, em 23 de maio, dom Pérez Villarreal conta como há pouco tempo, saindo da missa às 18h, “uma menina de cerca de 18 anos me pediu para se confessar. E na confissão ela me disse: 'Vou me confessar porque vou me suicidar'".

"Então eu lhe perguntei: 'por que você quer se matar?' Ela disse: 'ninguém se importa mais comigo. Fiz coisas tão feias que tenho certeza de que, quando meus pais descobrirem, não me amarão’”.

O bispo recordou como tentou convencê-la "de que Deus a amava e que seus pais iriam amá-la, que ela tivesse confiança".

Após uma hora de conversa, contou o bispo, a menina insistia em pedir absolvição para cometer suicídio.

"Bem, eu não poderia dar a ela porque só posso absolver os pecados dos quais você se arrepende e ela não estava arrependida", disse o bispo auxiliar do México.

“Então ela ficou muito brava comigo”, recordou, “‘você tem que me dar a absolvição’, ela me dizia. E eu (lhe dizia) 'não, porque eu a amo, porque Deus a ama'".

Uma hora, o bispo tinha uma missa para celebrar. “Eu falei pra ela: ‘olha, vai lá à capela. Vou celebrar a missa. Se quando eu voltar você estiver na capela significa que você quer a absolvição e que você se arrependeu de se suicidar. Se você não estiver na capela foi porque você foi se suicidar e não tem mais jeito. Mas eu não posso lhe dar a absolvição."

"E eu rezei e rezei toda a missa para que a Virgem cuidasse dela", disse.

O problema da menina, disse o bispo mexicano, era que “ela achava que ninguém a amava. Que por causa do que tinha feito, ninguém iria amá-la."

“Vocês percebem como é importante acreditar que nos amam? Porque ela era amada, claro que os pais dela a amavam. E claro que Deus a amava”.

No final da missa, o bispo contou que voltou à capela, mas a jovem já não estava lá.

"Então eu fui ao templo muito triste", disse ele. No entanto, dentro da igreja algo o surpreendeu.

“No templo ela estava sentada”, disse ele.

Perguntando à menina o que havia acontecido, ela lhe disse: “Entrei na capela e fiquei entediada. E fui fumar um cigarro. E depois, bem, algo me fez voltar para a capela.”

Para o bispo, era óbvio que a Virgem Maria foi quem a fez retornar.

A menina continuou: “E voltei para a capela e havia uma senhora chorando, porque seu filho havia morrido. E nesse momento entendi que minha mãe ia chorar muito se eu me matasse. E eu entendi que ela me ama”.

O bispo reiterou depois de contar esta história "como é importante acreditar que alguém ama você".

“É por isso que a pergunta é importante: vocês acreditam que Deus os ama? Porque se acreditam nisso, vão poder sobreviver a qualquer coisa. Mas se não acreditamos, então, por qualquer coisinha já vamos querer sair desta vida”, disse.

Confira também:

Mais em